Um curioso estudo realizado pela AVG Technologies revelou que na faixa etária entre 3 e 5 anos, mais crianças são capazes de operar jogos de computador (66%) ou utilizar um smartphone (47%) do que de amarrar os próprios tênis (14%) ou nadar (23%). Quase 60% dos entrevistados afirmaram possuir três ou mais dispositivos conectados à web. A pesquisa mostra ainda que muitos pais estão criando uma vida digital para seus filhos antes mesmo que eles possam andar, falar ou mesmo antes de terem nascido.
As crianças estão tendo acesso à tecnologia móvel cada vez mais cedo. Uma pesquisa on-line realizada pela AVG com 5,4 mil pais de dez países, incluindo o Brasil, revela que 57% das crianças entre três e cinco anos sabem usar pelo menos um app para smartphone ou tablet. Quatro anos antes, a mesma pesquisa informava que esse percentual era de 19%. Outras descobertas relativas ao uso da tecnologia nessa faixa etária foram: 62% das crianças sabem ligar um PC e 66% sabem operar jogos no computador.
Os dados são da última pesquisa da série de estudos "Digital Diaries", realizadas desde 2010 pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis.
Tarefas básicas de casa
Por outro lado, a mesma pesquisa revela que as crianças não detêm o mesmo conhecimento quando o assunto são algumas tarefas básicas. Apenas 14% das crianças entre três e cinco anos sabem amarrar seus sapatos e somente 42% sabem o endereço de casa.
Internet dos 06 aos 09 anos de idade
Na faixa entre seis e nove anos, a pesquisa se concentrou no uso da Internet. Cerca de 89% das crianças com essa idade acessam a grande rede e o percentual mais alto foi registrado no Brasil com 97% dos entrevistados. Cerca de 46% brincam em redes sociais infantis e 16% têm perfil no Facebook, apesar do site proibir menores de 13 anos. No Brasil, especificamente, 54% das crianças entre 07 e 09 anos têm perfil no Facebook.
A visão dos pais
Cerca de 44% dos pais entrevistados entendem ser altamente benéfico o uso da tecnologia pelos seus filhos (deram nota 5 em uma escala de 0 a 5). No Brasil o percentual foi de 47%. Entre os que apoiam esse contato com a tecnologia, 75% acreditam que ele melhora as habilidades motoras da criança e 67% acham que estimula a criatividade.
Os dados globais apontam que 81% das mães já postaram fotos de seus filhos na internet. No Brasil, o número é ainda maior: 94% das mães já admitiram a prática, e a maior parte das fotos foram postadas antes do bebê completar um ano de idade. Das mães pesquisadas, 8% também disseram que criaram conta de e-mail para seus bebês, e 6% perfis em redes sociais.
Entre os que não apoiam essa exposição à tecnologia, 66% entendem que ela faz com que as crianças deixem de adquirir habilidades importantes para o seu dia a dia. E 64% dos pais disseram adotar alguma solução de controle parental sobre o uso da Internet pelos seus filhos.
Fonte: Teletime
Nenhum comentário:
Postar um comentário