A cordinha de escape - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

A cordinha de escape

Compartilhe
Você já deve ter percebido que uma piscina de competição tem vários elementos previstos nas regras oficiais, como aquela cordinha que fica na linha dos 15 metros da largada. A chamada "corda de escape" tem duas funções: alertar os atletas quando a saída não foi considerada válida e marcar a referência dos 15 metros.

Ela é instalada no lado mais próximo da cabeceira de saída, sempre na marca dos 15 metros. No caso de piscina de 50m, onde a saída das provas de 50m é realizada na cabeceira oposta, então outro poste com a corda de escape deve ser instalado também aos 15 metros da parede da cabeceira oposta.



A altura que esta corda deve ter acima do nível d’água, que consta na regra, é de 1,80m. Além disso, o sistema que leva a corda a cair na água deve ser simples, bastando apenas um toque forte para largar a corda. Aliás, a corda tem que cair em todas as raias, ficando disposta de maneira que “cubra” toda a largura da raia.



A corda de escape também é utilizada como referência da marca dos 15 metros, limite onde os atletas devem quebrar a superfície d’água após virar ou sair com nado submerso.





Segundo o árbitro de partida da FINA Renato Barroso, não é comum utilizar a cordinha de escape, “Só se houver alguma interferência que realmente atrapalhe a partida, como no caso de um barulho que provoque a saída falsa dos nadadores. Caso contrário, nem o sinal de saída falsa e nem a corda de escape são utilizados”.

Fonte: Regras de Natação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes