Capacidades físicas básicas - quais são? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Capacidades físicas básicas - quais são?

Compartilhe
As capacidades físicas básicas são fundamentais para o desenvolvimento motor de uma pessoa, mas será que você conhece quais são essas capacidades físicas? Trata-se de estimular a flexibilidade, força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio e a coordenação motora.

O que são capacidades físicas?
As capacidades físicas básicas nada mais são do que todo atributo físico treinável em um corpo humano. Falando de uma forma mais simples de compreender, são todas as qualidades físicas e motoras que podem ser estimuladas, treinadas e melhoradas.

Caso você não saiba as capacidades físicas são classificas em diversos tipos. Um detalhe importante é que através das capacidades físicas, podemos executar as diversas ações motoras durante a nossa vida. Quando falamos de ações motoras estamos falando desde as mais simples como caminhar e saltar, até as mais complexas que são executadas durante a natação, corrida ou qualquer outra pratica esportiva.

Engana-se quem pensa que as capacidades físicas estão relacionadas apenas às pessoas que praticam exercícios físicos. A deficiência em alguma destas capacidades físicas, pode fazer com que a pessoa tenha dificuldades para executar diversas atividades do cotidiano e também do seu posto de trabalho.



Capacidades físicas: Agilidade
A agilidade é classificada como a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

Capacidade física: Coordenação Motora
A coordenação motora é classificada como a destreza que permite a realização de uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Capacidades físicas: Flexibilidade
A flexibilidade é classificada como a capacidade de amplitude que as articulações tem de realizar movimentos apropriados.

Capacidades físicas: Força
A força é classificada como a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. A capacidade física força pode ser subdividida em:

  1. Força dinâmica ou força isotônica – Neste tipo de força os músculos dos membros que estão envolvidos naquela determinada ação, geram movimento ou suportam o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.
  2. Força estática ou força isométrica – Neste tipo de força os músculos dos membros envolvidos naquela determina ação, não produzem trabalho em forma de movimento.
  3. Força explosiva ou potência – Neste tipo de força, temos a habilidade de exercer o máximo de energia em um ato explosivo.


 Capacidades físicas: Resistência
A resistência é classificada como a capacidade de sustentar uma determinada carga de atividade pelo tempo mais longo possível sem fadiga. A capacidade física resistência pode ser subdividida em:

  1. Resistência aeróbica – Este tipo de resistência é que permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio equilibra-se à sua absorção, ou seja, em esforços fracos ou moderados.
  2. Resistência anaeróbica – Este tipo de resistência é que permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio é superior à sua absorção, ou seja, em esforços de grande intensidade. Este débito de oxigênio só é restaurado após um período de repouso.
  3. Resistência muscular localizada – Este tipo de resistência é a capacidade que o músculo tem para trabalhar contra uma resistência moderada por longos períodos de tempo.


Capacidades físicas: Velocidade
A velocidade é classificada como a capacidade de executar movimentos cíclicos na maior velocidade individual possível. A capacidade física velocidade pode ser subdividida em:

  1. Velocidade de deslocamento – Este tipo de velocidade é a capacidade máxima que uma pessoa consegue se deslocar de um ponto a outro.
  2. Velocidade de reação – Este tipo de velocidade é a rapidez na qual uma pessoa é capaz de responder à um determinado estímulo, que pode ser visual, auditivo ou tátil. Portanto, a velocidade de reação é o tempo entre o estímulo e o início da resposta motora.


Capacidades físicas: Equilíbrio
O equilíbrio é classificado como a qualidade física obtida através da combinação de ações musculares que tem o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base. A capacidade física equilíbrio pode ser subdividida em:

  1. Equilíbrio estático – Manutenção de uma determinada posição adquirida.
  2. Equilíbrio dinâmico – Manutenção do equilíbrio durante a realização de movimentos.
  3. Equilíbrio recuperado – Capacidade de adquirir uma posição de equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.


É importante compreender que apesar das capacidades físicas serem treináveis, cada pessoa tem o seu ponto máximo de evolução, ou seja, o que faz uma pessoa ser muito forte, muito veloz ou muito ágil pode estar relacionada à sua origem hereditária. Porém, todas as capacidades físicas devem ser estimuladas e desenvolvidas para favorecer uma excelente qualidade de vida para determinada pessoa.


Fonte: Buscar saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages