Aprenda a nadar depois de adulto – passo a passo! - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Aprenda a nadar depois de adulto – passo a passo!

Compartilhe
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a aprender a nadar sem ter vergonha, mesmo depois de adulto. Vale a pena se dedicar a aprender essa habilidade, que é uma importante aliada da saúde para sua segurança. Afinal, mesmo as piscinas e praias mais rasas guardam grandes perigos para todos, e sabendo nadar você poderá ficar mais seguro nessas situações.



Ensinando a nadar passo a passo: o equipamento primeiro!
Um bom par de óculos de proteção e protetores auriculares mantém a água fora de seus olhos e ouvidos. Você deve encontrar óculos que fiquem confortáveis no seu rosto e que não exerçam muita pressão sobre seu nariz. Os protetores precisam ficar na parte externa das orelhas, não entrando pelos canais, mas fechando tudo. Acrescente também uma touca de natação, para proteger seus cabelos.

Aprender a nadar passo a passo: começando por dicas importantes
Comece sempre na piscina mais rasa, para aprender algumas técnicas básicas de natação. Raso é um lugar onde você pode ficar em pé e sua cabeça e ombros ficam para fora da piscina – praticamente quando o nível da água esteja até sua cintura. Desta posição, você aprende a flutuar ao dar as primeiras braçadas e é importante sempre manter seu rosto dentro da água. A posição da cabeça deixa você mais confortável numa posição mais aerodinâmica, mais eficiente para a natação propriamente.

Para isso, apóie os pés no fundo da piscina; estique os braços na direção horizontal do nível da água e baixe sua cabeça, colocando o rosto na água. Gire a cabeça lateralmente, respire, volte o rosto para a água e solte o ar. Tente evitar inspirar pelo nariz, que pode estar rodeado de água. Respire pela boca, solte pela boca/nariz quando mergulhar a cabeça dentro da água.

Depois que repetir esse exercício até adquirir segurança com essa habilidade, você pode começar a dar braçadas – parado, na borda. Rode seu braço, com a mão funcionando como uma pá quando entrar na água, jogando água para trás. Mantenha o rosto na água e pés no chão da piscina. A cada ciclo de giros alternadamente (uma volta com cada braço), vire o rosto e respire. Depois, aumente para dois ciclos e sucessivamente, até você saber seu limite para agüentar ficar sem respirar e dando braçadas.

Flutuando e nadando o máximo de tempo possível
Você nunca vai melhorar, a menos que você vá continuamente para a piscina. Isso significa nadar, pelo menos, duas vezes por semana. Mesmo que seja só para flutuar na água. Mas por que flutuar? Como flutuar? Você não vai conseguir bater braços e pernas na água e se mover sem flutuar sobre a piscina. Para aprender essa habilidade, há várias técnicas.

Vamos passar duas delas:

  • Técnica 1. Segure na borda da piscina e estique o corpo. Levante as pernas de modo a ficar praticamente deitado no nível da água, daí então bata as pernas devagar para subi-las até a superfície. Continue movendo as pernas para que continue flutuando.


  • Técnica 2. Com um suporte de uma espuma no pescoço ou por baixo dos ombros, bata as pernas devagar até elas chegarem à superfície. Mantenha o corpo ereto e só bata as pernas, se elas começarem a afundar novamente.


Flutuando, você consegue aprender um pouco melhor sobre o equilíbrio do seu corpo numa piscina e como trabalhar com o empuxo da água para te ajudar a nadar.

Técnicas com aulas de natação
Para aprender técnicas de natação mais avançadas, o ideal é você procurar uma escola ou instrutor. Trabalhar com alguém que sabe mais sobre algo que você sempre vai ajudá-lo a melhorar suas habilidades. Porque flutuação e respiração são as partes fáceis da natação. Aprender a nadar de frente, de costas, borboleta, peito, é que pode apresentar certa dificuldade inicialmente. Mas vamos descrever técnicas do nado crawl, o estilo mais básico de natação:

  • Para pernadas: segure na borda da piscina e estique as pernas horizontalmente o máximo que puder. Dê leves batidas até que seu corpo fique esticado – pernas na superfície da água. Estique os pés a partir dos dedões. Alternadamente, comece a chutar a água com os pés, para te impulsionar para a frente. Aumente a freqüência e bata mesmo na água, jogando pingos para todos os lados, impulsionando para frente.


  • Para braçadas: em pé na piscina, estique os braços. Pense que o braço mais esticado vai te dar mais impulso na água. Mantenha os dedos juntos. Quanto mais água você puxar, mais força ganhará na natação. Puxe a água alternadamente girando os braços, lembrando de deixar seu rosto dentro da água, e girar para respirar junto com o braço que levanta (virar rosto para direita, se estiver levantando o braço direito, etc). Pule do apoio do fundo da piscina e dê algumas braçadas batendo também as pernas. Tente fazer isso de um lado para outro da piscina, colocando os pés no fundo, pulando, nadando uma pequena distância. Lembre-se de levantar os cotovelos para fora da água, nas braçadas. Vá fazendo desse jeito até você conseguir dar suporte ao seu próprio corpo só com as braçadas e pernadas.


Não tenha pressa alguma: no passo a passo de aprender a nadar, você vai primeiro aprender as coisas de um jeito bruto para, só depois, aprender a nadar com mais sutileza e técnica.

Como aprender a nadar rapidamente? Seja bem paciente!
Use todo o equipamento e profissionais a seu favor: pranchas, educadores físicos, fisioterapeutas, óculos, snorkel, bóias, pés de pato. O que você puder usar para te ajudar nos primeiros momentos: use. Já vi muita gente que hoje compete triatlo começar a nadar crawl com uma bóia de piscina na barriga. Não tenha vergonha e dedique-se a melhorar sua técnica gradualmente, sem desistir. Os esforços com a natação se pagam, tudo isso sem qualquer impacto para suas articulações.

Nos primeiros dias, você poderia até se assustar com a natação. Mas com paciência, você conseguirá vencer a vergonha e usar as técnicas apropriadas para se tornar um bom nadador.



Um comentário:

Aniversariantes

Pages