Quem sou - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Quem sou

Franklin Freire Rodrigues



Potiguar, nascido na capital do Estado, conheceu a natação competitiva por transmissões das Olimpíadas de Seul 1988 e começou a praticar o esporte após traumas relacionados a medos de afogamento. A intenção primeira foi vencer o medo, mas gradativamente foi instigado por amigos das escolinhas de natação a cada vez mais evoluir, na época com o professor Epitácio. "Acidentalmente", foi parar na antiga equipe do SESI em 1993 e teve a sorte de ter sido treinado por um dos melhores técnicos de natação da época, José Renato Ribeiro Alves – Zezé (+1998), que teve preponderante influência na formação de sua personalidade durante adolescência.

A partir de uma experiência pessoal ainda aos 17 anos com resultados surpreendentes nas competições da época, passou a aplicar treinamento próprio de natação tanto como atividade física recreativa quanto para competição. Na época, chegou a baixar quase 04 minutos nos 1.500 em apenas um ano de treinamento pessoal (acompanhamento técnico à distância). Diariamente, fazia de 10 a 12 km de treinamento (de 07 a 08 km na piscina).



Porém, quando tudo parecia que se conseguiria dar um salto para competições importantes, acabou sofrendo 03 acidentes de bicicleta ainda quando estava no auge da forma física, sendo dois deles sobre a mesma área do joelho direito. Isso comprometeu decisivamente a propulsão necessária para o equilíbrio do nado, que outrora havia registrado o único tempo nos 800 metros Livre abaixo de 09'00'' no RN (piscina de 25m).

Técnicos:
  • José Renato Ribeiro Alves "Zezé" (+1998) – de 1993 a 1998
  • Amaro Jordão – de 2000 a 2003
  • Carlos Paixão – de 2009 a 2016 e
  • Pedro Marinho – de 2017 a 2019

Após período universitário, voltou a se interessar pela natação, motivado agora por nadadores da categoria master, quando então percebeu a necessidade de utilizar a internet a favor da natação potiguar. Foi daí que surgiram as primeiras experiências na formação de grupos de natação no antigo Orkut, para então migrar ao criar a primeira versão de um blog de cunho universitário. Evoluindo a partir do apoio de alguns amigos, chegamos à atual versão do blog Natação Potiguar. Em 2019, Franklin completou 10 anos como blogger exclusivamente de natação.

Em 2016, realizou um de seus maiores sonhos na vida, desde quando descobriu a paixão pelo esporte: Esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e mesmo ali na arquibancada, sentiu o gostinho de toda aquela dimensão olímpica, ao apreciar de pertinho os maiores nadadores do mundo até então: Katie Ledecky nos 800 m Livre e Michael Phelps nos 100 m Borboleta.


Jogos Olímpicos Rio 2016
Foto: arquivo pessoal


Em 2019, graças ao reconhecimento da então presidente da FAN, Rosileide Brito, foi incluído na Federação Aquática Norte-Riograndense como representante oficial dos atletas, além de assumir a função de repórter da TV FAN, um canal no YouTube aberto especialmente para transmitir campeonatos ao vivo.

Completou em seu quadro 400 medalhas conquistadas em 27 anos de natação, dentre campeonatos estaduais e regionais absolutos, estudantis, universitários e master regionais, nacionais e internacionais. Coincidentemente, sua 400ª (quadringentésima) medalha foi conquistada no 200m Livre, prova em que conquistou sua primeira medalha de campeonato estadual em 1995. Tal coincidência acabou dando um gostinho a mais de tudo que significou seu amadurecimento através do esporte, adquirindo valores próprios da natação.



Também em 2019, participando de um campeonato no Ceará, foi campeão estadual cearense ao vencer o 200m Peito e o 400m Medley (p.25m) e, já aos 40 anos de idade, tornou-se o nadador mais velho a subir no topo do ranking anual de federados do RN ao conquistar o troféu de melhores do ano na categoria sênior.

Formação específica:
  • Curso internacional de natação especializado em treinamentos, técnica e competitividade com o técnico Paul Richard (seleção brasileira, em 2000)
  • Cursos em Arbitragem oficial de Natação com o árbitro da FINA Marcelo Falcão, em 2009, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015 e com a pte. da FAN, Rosileide Brito, em 2019
  • Clínica de natação internacional com o coach Alexandre Pussield, em 2017
  • Curso de Arbitragem em Maratonas Aquáticas com a CBDA, em 2020


Experiência:
  • Aplicação de treinamento individual personalizado para diversas conquistas estaduais e regionais, sendo campeão em travessias marítimas locais, além de somar 01 medalha de ouro, 13 de prata e 11 de bronze em campeonatos brasileiros e 02 bronzes em sul-americano de categoria master
  • Coordenação da equipe RN Master com 04 nadadores durante o brasileiro máster de Belém/PA, que conferiu a 3ª colocação geral por equipes pequenas, em maio/2014
  • Coordenação da equipe RN Master com 38 nadadores durante o Campeonato Norte-Nordeste e Centro-Oeste Master em Natal/RN, que conferiu a 1ª colocação geral por equipes grandes e 1ª colocação geral no pré-master, em setembro/2014
  • Coordenação da equipe RN Master com 19 nadadores durante a Copa Brasil Máster de João Pessoa/PB em junho de 2015, que conferiu a 3ª colocação geral por equipes grandes
  • Atuação em arbitragem oficial em campeonatos estaduais e brasileiro paraolímpico
  • Autor de publicações no antigo blog Swimmer UFRN, evidenciando a natação universitária

Lembranças


Aniversariantes

Pages