Pesquisadores revelam: Nenhum protetor solar oferece os cuidados necessários - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Pesquisadores revelam: Nenhum protetor solar oferece os cuidados necessários

Compartilhe
Um recente estudo sobre a contribuição do sol para o envelhecimento da pele fez uma descoberta preocupante e desanimadora. Pesquisadores chegaram à conclusão de que, devido à ausência de um ingrediente essencial aos cuidados com a pele, nenhum protetor solar disponível no mercado é capaz de oferecer a proteção devida.

A descoberta, publicada na revista Antioxidants, foi realizada por um grupo de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido. Os pesquisadores avaliaram que moléculas antioxidantes são capazes de eliminar o excesso de ferro nas células, ajudando-as, então, a manter um nível saudável de radicais livres, que são os responsáveis pelos processos degenerativos do organismo humano.

Na prática, isso significa que protetores solares, bem como cremes antienvelhecimento em geral, seriam muito mais eficazes para proteger a pele humana dos efeitos nocivos do sol, se tivessem em suas fórmulas essa fonte de fotoproteção natural. Porém, a realidade é outra, já que nenhum dos produtos atualmente disponíveis no mercado contém antioxidantes.

"Ao incluir esses potentes antioxidantes em produtos de cuidados com a pele e formulações de protetores solares e, portanto, reter o ferro livre, podemos esperar obter um nível sem precedentes de proteção contra o sol", escreveu Charareh Pourzand, cientista que liderou a pesquisa do Departamento de Farmácia e Farmacologia e do Centro de Inovação Terapêutica da Universidade de Bath.

Segundo a equipe de pesquisadores, diversos extratos naturais pertencentes à família dos polifenóis atuam como antioxidantes, presente numa grande variedade de vegetais e frutas, além de nozes, sementes, cascas e flores.

"Embora os antioxidantes que identificamos funcionem bem em condições de laboratório, eles não permanecem necessariamente estáveis depois de adicionados a um creme", disse a pesquisadora. "Esses extratos vêm de plantas, e fatores ambientais afetam sua estabilidade e eficácia a longo prazo - desde a estação em que são cultivados, tipo de solo, latitude e época de colheita podem alterar sua capacidade de neutralizar os radicais livres, assim como de funcionarem como captadores de ferro."

 

E acrescenta: "É necessário agora que os produtos químicos bioativos nesses extratos sejam padronizados. Uma vez que isso aconteça, eles podem e devem ser adicionados a produtos projetados para proteger a pele do envelhecimento".


Exposição ao sol
Embora o corpo precise de ferro para funcionar adequadamente, sua falta ou excesso é prejudicial ou mesmo mortal para nossas células. Para se proteger desse perigo, nossas células têm um sistema bem desenvolvido que ajusta o excesso de ferro quando ele se acumula, trazendo-o de volta ao estado de equilíbrio, conhecido como homeostase. Na presença de luz solar, no entanto, esse equilíbrio é interrompido, levando a danos na pele, envelhecimento e, às vezes, câncer.

O envelhecimento cronológico também contribui para o desequilíbrio dos níveis de ferro, especialmente nas mulheres após a menopausa, o que significa que as pessoas mais velhas (e particularmente as mulheres mais velhas) são mais vulneráveis do que outras aos efeitos devastadores do sol.


Fonte: Oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes