Poluição no mar: Quais impactos ambientais são causados com o descarte de resíduos nos oceanos? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Poluição no mar: Quais impactos ambientais são causados com o descarte de resíduos nos oceanos?

Compartilhe
Infelizmente não é difícil ver por aí imagens de lixos ou de despejo de efluentes não tratados nos oceanos. Além de ser um grande descaso para com as legislações vigentes, a negligência cometida por municípios e empresas privadas também gera graves consequências às vidas que ali habitam. Conheça os danos ambientais causados pelo descarte de resíduos nos oceanos. 

O mais impactante deles com certeza é a morte dos animais marinhos. Como podem confundir os resíduos com alimento, muitos acabam ingerindo a sujeira depositada no mar. Assim, acabam ficando sufocados e vêm à óbito. No entanto, não é apenas a vida animal que é prejudicada, as plantas marinhas também são afetadas pelo problema, já que o descarte incorreto afeta na chegada na luz solar nas algas e plânctons, prejudicando assim a produção de oxigênio. 


Poluição no mar também prejudica saúde pública
O contato direto dos peixes e outros animais marinhos com substâncias contaminadas também traz prejuízos às pessoas. Isso porque, esses animais doentes podem passar despercebidos e chegar à mesa de famílias que posteriormente terão problemas de saúde, como a intoxicação alimentar. Outro prejuízo sentido pelas pessoas diz respeito à qualidade da água das praias que podem se tornar impróprias para o banho com o despejo de resíduos no mar. 

Por fim, é válido lembrar que a negligência gera o desequilíbrio nos ecossistemas marinhos, já que tanto o crescimento quando a diminuição de um animal do meio afeta a cadeia alimentar como um todo.

Fonte: L.A. Victa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes