Refrigerante: conheça os verdadeiros males da bebida

Historicamente, os refrigerantes têm aparentado brindar soluções que infelizmente representam problemas para a saúde. Os refrigerantes têm sido quase desde sua criação, um dos grandes males silenciosos padecidos pela humanidade. Trata-se de um inimigo que caminha a passos lentos, mas firmes. O consumo de refrigerantes vai degenerando aos poucos a saúde: causa obesidade, enfraquece os ossos, produz diferentes alterações no organismo, afetando até o estado de ânimo.

Se não fosse pelos poderes econômicos e os claros interesses do setor, os refrigerantes deveriam levar um selo de advertência muito parecido ao dos cigarros. De acordo com o Huffington Post, tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Além disso, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca o aumento de peso. Veja a seguir outros malefícios da bebida, listados pelo Huffington Post.



Ataques cardíacos
Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. O risco se intensificou com o aumento das bebidas doces consumidas.

Obesidade
O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema. Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.

Síndrome metabólica e doença hepática gordurosa
Mesmo que a pessoa não ganhe peso, o refrigerante açucarado pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular, especialmente para as mulheres. As mulheres que ingerem bebidas adoçadas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides – gordura no sangue. Pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam pelo menos duas porções de refrigerante por semana, eram quatro vezes mais suscetíveis a ter altos níveis de triglicérides. Esta gordura passa a envolver os órgãos. Como o fígado, o que pode contribuir para risco elevado de doença coronariana cardíaca, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.

Osteoporose
O consumo de bebidas excessivamente doces potencia o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida. Segundo o autor principal do estudo, Kathleen Tucker, a substância causa maior acidez no sangue, o corpo então usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo.

Diabetes tipo 2
Diabetes anda de mãos dadas com a obesidade e o consumo elevado de açúcar. Um estudo com 90 mil mulheres mostrou que as que ingeriam uma ou mais bebidas açucaradas (como refrigerante ou suco) foram duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas doces aumentam o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina.

Cáries
O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentárias.

Cálculos renais
A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais.

Insônia
Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono – como insônia – devido aos altos índices de açúcar que contêm.

Gastrite
A enorme concentração de açúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite.

Em resumo: os refrigerantes não aportam nutrientes nem outros elementos positivos para o desenvolvimento do nosso organismo, só contêm calorias vazias e malefícios geradores de problemas de saúde. Por isso, pense muito antes de beber refrigerantes, se não puder evitá-los, pelo menos modere sua ingestão. Seu corpo agradece!


Comentários

Postagens mais visitadas