08 de abril NÃO se comemora mais o dia da natação - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

08 de abril NÃO se comemora mais o dia da natação

Compartilhe
O Dia da Natação vinha sendo comemorado há alguns anos no dia 08 de abril. A comemoração havia sido instituída pela CBDA em homenagem aos Correios, antigo patrocinador da entidade. Hoje, porém, com a deliberação realizada pela Comissão de Esportes da Câmara Federal, ficou estabelecida nova data e todos os que amam este esporte irá comemorar, aqui no Brasil, oficialmente no dia 02 de agosto.


Apesar do fim do patrocínio dos Correios que comemorava no dia 08 o dia do carteiro, o dia da natação sempre pareceu ter sido comemorado aqui no Brasil, sem qualquer embasamento além da mera formalidade para com o antigo patrocinador. Uma data totalmente questionável, diante dos grandes feitos da natação brasileira ainda no século passado.

É importante que se ressalte que a FINA não comemora propriamente o dia da natação a nível mundial, ou seja, não há "dia internacional" ou "dia mundial" da natação. Uma comemoração paralela é feita uma semana antes de comemorar o dia da fundação da FINA, em 19 de julho de 1908. Por analogia apenas se comemora o dia mundial dos aquáticos ou "World Aquatics Day", que envolve todas as modalidades aquáticas além da natação: maratonas, saltos, nado artístico e polo.

Cada país tem sua comemoração própria do dia da natação, muitas vezes fazendo menção a grandes feitos de seus heróis olímpicos nacionais. Aqui no Brasil, graças a iniciativa do Deputado e ex-nadador olímpico Luiz Lima, junto com a Comissão do Esporte da Câmara Federal, uma nova data precisaria oficializar a celebração da modalidade. Entre as datas sugeridas, o dia 02 de agosto ficou estabelecido como o Dia da Natação Brasileira.

Embasamento: Por quê dia 02 de agosto?
Foi num 02 de agosto que o brasileiro Tetsuo Okamoto conquistou a primeira medalha olímpica da natação brasileira na história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. E a medalha foi na prova mais longa da natação, os 1.500 metros livre. Com o bronze conquistado em  Helsinque/Finlândia, 1952, Tetsuo abriu caminho para outras grandes conquistas da natação brasileira.

Coincidentemente, 30 anos depois, no dia 02 de agosto de 1982, o vice-campeão olímpico Ricardo Prado havia se tornado o primeiro brasileiro campeão e recordista mundial, ao vencer o 400m Medley, no Campeonato Mundial de Guayaquil, no Equador. O dia 02 de agosto estava prometendo ser lembrado como uma grande data para nossa natação.

Legalidade
No art.  1º da Lei 12.345/2010, versa:
"A instituição de datas comemorativas que vigorem no território nacional obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade brasileira"

Aliado a isso, foi proposta a justificativa do Dep. e ex-nadador Luiz Lima:
"Em consonância com todas as considerações apresentadas, entendemos que a instituição do Dia Nacional da Natação irá promover o movimento esportivo, a cultura de uma vida ativa e saudável, os benefícios da natação, e homenagear conquistas históricas dessa modalidade esportiva."

Hoje, o dia 02 de agosto está oficialmente proposto no Projeto de Lei 5.514-A (link) e pelo que tudo indica e pela aceitação das maiores entidades que envolve a modalidade a nível nacional, passaremos a comemorar anualmente a partir de 2020 esta data como o dia da natação brasileira.



Vídeos
Dia Nacional da Natação: discussão da comissão do Esporte



Criação do dia Nacional da Natação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes