Aniversariante do dia: Michael Phelps - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Aniversariante do dia: Michael Phelps

Compartilhe
Hoje um dos aniversariantes de gala é nada mais nada menos que o maior medalhista olímpico da atualidade, o norte-americano Michael Phelps. Aos 35 anos, Phelps havia se aposentado definitivamente na última edição dos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro em 2016. São 28 medalhas olímpicas que o nadador acumula, dentre recordes e conquistas incríveis.

Créditos: IG


Michael Fred Phelps nasceu em 30 de junho de 1985, em Baltimore/Maryland, EUA. Phelps é o caçula de 03 irmãos e começou a nadar quando viu suas duas irmãs mais velhas, Whitney e Hilary, ingressarem na equipe de natação de sua cidade natal. Whitney chegou a tentar a equipe olímpica em 1996, mas percalços atrapalharam sua carreira.



Segundo conta a rede de TV A&E, depois de ver os nadadores Tom Malchow (prata nos 200 m Borboleta, Atlanta 1996) e Tom Dolan (ouro nos 400 m Medley, Atlanta 1996) competirem nos Jogos Olímpicos, Phelps começou a sonhar em se tornar um campeão. Lançou sua carreira na Loyola High School. Começou a treinar com Bob Bowman quando Bowman reconheceu seus talentos e em 1999, Phelps já fazia parte da equipe B dos EUA.

Créditos: UOL



Aos 15 anos de idade, Michael Phelps havia se tornado o mais jovem nadador norte-americano a competir numa edição dos Jogos Olímpicos - foi finalista dos 100 m Borboleta em Sydney 2000. (Nessa mesma edição olímpica, Phelps viu Ian Thorpe se tornar o mais jovem campeão olímpico da história, ao vencer os 400 m Livre com direito a recorde olímpico aos 17 anos).

Após as olimpíadas de Sydney 2000, ainda com 15 anos, Michael Phelps tornou-se o mais jovem recordista mundial ao bater os 200 m Borboleta com a nova marca, em Fukuoka/Japão.


Créditos: Época



Em Atenas 2004, muita expectativa havia sido criada para ele tomar o recorde anterior do nadador Mark Spitz que em 1970 havia conquistado 07 medalhas de ouro numa única competição olímpica. Mas o time da África do Sul no 4x100 m Livre juntamente com os nadadores Ian Thorpe e Pieter van den Hoogenband nos 200 m Livre, retardaram a conquista de Phelps ao sair da competição com apenas 06 ouros olímpicos. Somente em Pequim 2008, Phelps conseguiu entrar para a história ao levar 08 ouros olímpicos pra casa: 400 m Medley, 200 m Medley, 200 m Livre, 200 m Borboleta, 100 m Borboleta, 4x100 m Livre, 4x200 m Livre e 4x100 m Medley.

Ainda nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Michael Phelps saboreou por poucos dias ter-se tornado o nadador mais velho a conquistar um ouro olímpico aos 31 anos de idade. Isso por poucos dias, porque justamente no último dia de competição, o também norte-americano Anthony Ervin, aos 35 anos de idade, tornou-se o campeão mais velho de uma olimpíada, ao vencer os 50 m Livre.

A incrível identificação do esporte desde cedo com muita dedicação, chegando a treinar 365 dias do ano, rendeu a Michael Phelps um lugar conquistado por pouquíssimos atletas na história olímpica. É o maior atleta condecorado do Comitê Olímpico Internacional e por tudo que significa nos esportes aquáticos, parabenizamos o atleta por mais um aniversário.


Créditos: Swim Channel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes