Aniversariante do dia: Bruno Fratus - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Aniversariante do dia: Bruno Fratus

Compartilhe
O potiguar de coração Bruno Fratus faz aniversário e para homenagear o grande nadador que passou por piscinas potiguares  de Natal e Mossoró, durante sua formação de atleta na infância e adolescência, traçamos um resumo de seu histórico e de suas principais conquistas.

Bruno Giuseppe Fratus nasceu em 30 de junho de 1989, em Macaé/RJ, e viveu sua infância e adolescência em diferentes cidades como Mossoró/RN, Natal/RN e Salvador/BA. Ainda em Macaé, começou a nadar e competir, mas quando já vivia em terras potiguares, começou a priorizar o esporte.

Aos 17 anos, foi treinar em São Paulo com Alberto Pinto, no Esporte Clube Pinheiros. Na época, era um promissor velocista e no clube paulista também dividiu raia como o então melhor do mundo Cesar Cielo.

Foi no Troféu Carlos Campos Sobrinho de 2005 que Bruno Fratus conseguiu sua primeira medalha nacional. Nas eliminatórias, bateu 25.20'' com o sexto tempo. Na final, quebrou pela primeira vez a barreira dos 25.00'' e com 24.92'' garantiu o bronze.

Créditos: Swim Channel


O primeiro título nacional da carreira viria no ano seguinte, em 2006. Retornando para Natal, Fratus finalmente se sagra campeão brasileiro de inverno dos 50 m Livre com 24.34''. Volta a brilhar no verão, ao vencer de novo quebrando outra barreira: primeira vez, abaixo dos 24.00'', levando o ouro com 23.98''.

Em 2007, Fratus mudou-se para São Paulo, passa a defender o Pinheiros e nesse mesmo ano, quebrou a barreira dos 23.00'': foi campeão brasileiro com 22.94''. A barreira do 22.00'' seria quebrada dois anos depois, no bronze conquistado no Troféu Brasil de 2009, no Maria Lenk. Com 21.91'', chegou finalmente à casa que está até hoje. Por mais 73 vezes bateu os 50 m Livre na casa dos 21 e assim se tornou o brasileiro que mais nadou nessa marca, acima do próprio recordista mundial, o também brasileiro Cesar Cielo.

Créditos: Best Swimming


Em 2010, Bruno fez sua estreia internacional pela seleção brasileira absoluta, nadando o Campeonato Pan-Pacífico de Irvine - Califórnia/EUA e terminando em quarto lugar nos 50 m Livre. Já em 2011, chamou a atenção mundial ao ser finalista nos 50 m Livre no Campeonato Mundial de Xangai, quando chegou à final com o melhor tempo. Terminou na quinta colocação, porém mais motivado por estar dentro do grupo dos melhores do mundo.

No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada e ficou há apenas dois centésimos da medalha de bronze nos 50 m Livre, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Após as olimpíadas, revelou que ficou bastante chateado pelo resultado, mas que foi ali que "a ficha caiu" e que poderia ser medalhista olímpico. Em seguida, resolveu mudar. Deixou São Paulo e mudou-se para Auburn onde iniciou sua parceria com Brett Hawke, antigo técnico de Cesar Cielo.

No Campeonato Mundial de Budapeste/Hungria, conquistou duas medalhas de prata: uma nos 50 m Livre, com sua melhor marca pessoal, e outra no Revezamento 4x100 m Livre, após uma épica batalha contra o time americano. Em 2018 operou novamente o ombro e voltou muito bem na temporada 2019, ganhando novamente uma medalha de prata no Mundial de Gwangju e sagrando-se, pela primeira vez, campeão pan-americano dos 50 m Livre.

Créditos: Best Swimming


Em piscina de 50 metros, Bruno Fratus é recordista sul-americano no revezamento 4x50 m Livre com Cesar Cielo, Nicolas Santos e Fernando Silva. Em piscina de 25 metros, também é recordista sul-americano na mesma prova com André Daudt, Fernando Silva e Marcelo Chierighini.

Atualmente, Bruno Fratus é treinado pela esposa, a ex-nadadora olímpica Michelle Lenhardt, em Coral Springs - Flórida/EUA. Hoje, é um dos melhores velocistas do mundo, cotado ao pódio na próxima olimpíada para finalmente conquistar a tão sonhada medalha olímpica.

Em 01 de maio de 2020, o grande campeão "potiguar de coração" cedeu uma live exclusiva para instigar e motivar atletas do RN diante do enfrentamento contra o COVID-19. A repercussão chegou a atingir país de todo o mundo, dentre Argentina, México, EUA, Grécia, Hungria, Itália, África do Sul, Austrália, países do Oriente Médio e outros.



Parabenizamos e felicitamos o atleta por ocasião da passagem de seu aniversário e desejamos tudo de bom, sucesso na carreira.


Um comentário:

  1. Parabéns para o nadador mais raçudo que conheço.
    Orgulho para todo brasileiro.
    Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir

Aniversariantes