O que é e para quê serve o Sódio - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

O que é e para quê serve o Sódio

Compartilhe
O sódio é o principal ingrediente do sal de cozinha comum, que é o cloreto de sódio, importante para a manutenção do equilíbrio do pH do sangue, dos impulsos nervosos e da contração muscular. Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos, mas quando consumido em excesso pode causar aumento da pressão e doenças cardíacas.


Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a quantidade de sódio que deve ser consumida diariamente deve ser de apenas 5 g por dia para adultos saudáveis, o que equivale a uma colher de chá.

Onde encontrar o sódio
01 grama de sal de cozinha possui 40% de sódio, mas o sódio não é apenas encontrado em alimentos salgados. Ele também está presente nos refrigerantes light e diet, que possuem quantidades expressivas dessa substância.

Enquanto 200 ml de refrigerante comum possui em media 10 mg de sódio, a versão light varia entre 30 e 40 mg. Assim, quem toma 01 litro de refrigerante light, consome 300 mg de sódio em um único dia, ultrapassando a quantidade ideal para a saúde.

Confira a quantidade de sódio em um copo de 200 ml:
  • Refrigerante zero: 42 mg
  • Suco em pó: 39 mg
  • Água com sabor: 30 mg
  • Água de coco de caixinha: 40 mg
  • Suco de soja: 32 mg
  • Suco de caixinha sabor maracujá: 59 mg

Outras fontes de sódio são os frutos secos e os frutos do mar.


Para que serve o sódio
O sódio é importante para a manutenção da saúde e tem como principais funções:
  • Garantir equilibrado o pH do sangue;
  • Favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos;
  • Melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração;
  • Equilibrar a quantidade de água no corpo;
  • Favorecer o funcionamento dos rins.


Mas além do sódio, o potássio também é importante para a saúde e o equilíbrio entre o sódio e o potássio no sangue é fundamental para que o corpo funcione corretamente.

Complicações do excesso de sódio 
O excesso de sódio causa retenção de líquidos e por isso a pessoa pode ficar inchada, com as pernas pesadas, cansadas e com celulite. Além disso, aumenta o risco de hipertensão, derrame, problemas renais e osteoporose.

Como diminuir o consumo de sódio
A melhor forma de diminuir o consumo de sódio diariamente é não consumindo refrigerantes e usando menos sal para temperar. Um bom substituto do sal comum é o sal de ervas.

Outras dicas que podem ajudar são não ter um saleiro em cima da mesa, não temperar saladas com sal, não comer salgadinhos fritos ou biscoitos salgados ou batata frita, por exemplo. Além disso tudo, você precisa ter o hábito de ler os rótulos de todos os alimentos industrializados, procurando a quantidade de sódio presente.

Quantidade ideal de sódio no sangue
A quantidade de sódio no corpo pode ser medida através de um simples exame de sangue. Os valores de referência do sódio no sangue variam entre 135 a 145 mEq/L.

O sódio pode estar excesso em caso de desidratação, sudorese excessiva, vômito, diarreia, diabetes, coma, doença hipotalâmica, uso de esteroides ou pílula contraceptiva. Pode estar diminuído em caso onde insuficiência cardíaca, cirrose, vômito, diarreia, doença renal, insuficiência adrenal, síndrome nefrótica, intoxicação por excesso de água, efeito colateral de alguns remédios como tiazidas e diuréticos.

Fonte: Tua Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages