05 Benefícios psicológicos de praticar natação - iniciantes - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

05 Benefícios psicológicos de praticar natação - iniciantes

Compartilhe
A natação é um exercício muito completo que nos ajuda a exercitar os braços, as costas, as pernas, em resumo: o corpo todo. No entanto, existem alguns benefícios psicológicos da natação que você provavelmente não conhece. Confira!

1. Elimina o estresse
Um dos benefícios psicológicos de praticar natação é eliminar o estresse. Hoje em dia carregamos muito estresse nas costas, e é muito importante saber como liberá-lo para que não afete nossa saúde mental.

A natação consegue isso graças ao efeito relaxante de estar em contato com a água e a temperatura tão agradável dela. Nas piscinas a água não é muito fria, o que é ideal para praticar este esporte de forma cômoda. Você pode praticar natação de manhã e começar o dia de maneira muito mais ativa, ou à noite, depois do trabalho, para relaxar e poder desfrutar de um sono mais reparador.

2. Aumentar a confiança



O segundo dos benefícios psicológicos de praticar natação é que ela ajuda você a aumentar sua confiança em si mesmo; algo fundamental que ajudará você em todas as áreas de sua vida.

Quando você começar a praticar este esporte, logo no início irá aprender o estilo crawl (usado no nado livre em competições). No começo, você fará isso onde consiga ficar de pé. No entanto, pouco a pouco, começará a ganhar confiança para nadar em direção à borda inversa da piscina, quando não precisar mais tocar o fundo com os pés.

A mesma coisa acontecerá com outros estilos de nado que pode aprender gradativamente, e isso só permitirá que você trabalhe com sua autoconfiança para aumentá-la. Se tiver problemas, a natação será sua grande aliada. A confiança em nós mesmos é o que nos permite enfrentar os diferentes medos que podemos ter. Se não tivermos uma boa confiança, podemos deixar que esses medos nos invadam e nos incitem a refugiar-nos em nossa zona de conforto.

3. Reduz a timidez



Quando você começa a praticar a natação, raramente o faz sozinho. Em todas as turmas haverá muito mais pessoas como você, que lhe ajudarão a superar seus medos e vergonhas. Isto é muito importante, se você é uma pessoa tímida.

Você pode pensar a princípio que será difícil fazer amigos ou conhecer novas pessoas, mas, na realidade, é mais fácil do que imagina. Pense que você já tem algo em comum com essas pessoas. Portanto, pode ser um tópico que poderá usar para iniciar conversas. O fato de ser tímido não significa que tenha que se esconder dos outros. Você pode enfrentar a timidez, desde que tome a iniciativa.

4. Melhora a tomada de decisão



A natação melhora a tomada de decisões. Como nadar ajuda a reduzir o estresse e permite equilibrar suas emoções, você poderá ver mais claramente as situações em que tem que enfrentar uma escolha. Além disso, como vimos acima, a natação ajuda você a aumentar sua confiança em si mesmo, algo essencial para tomar as melhores decisões na vida.

5. Melhora a autoimagem


Como você se vê? Praticar natação permitirá que você se reconcilie com seu corpo, caso considere que tem um defeito ou que há uma parte dele que não gosta. Com este esporte você desfrutará de um melhor tônus físico, estará em forma e seu corpo irá adquirir um condicionamento muito mais atlético. Isso tende a melhorar sua autoestima.

No entanto, entre outros benefícios que pode lhe trazer a natação, também irá melhorar sua autoestima.  Se você tem uma boa confiança em si mesmo, se sentir seguro e seu nível de timidez diminuir, irá se sentir muito melhor.


Você conhecia esses benefícios psicológicos de praticar natação? Este esporte é muito completo e, como vimos, não apenas nos ajuda a nível físico, mas também psicologicamente, o que é muito positivo. Além disso, depois de dominar alguns dos estilos de natação mais básicos, você poderá praticá-los mesmo quando for à praia; desta forma, poderá se exercitar mesmo se estiver de férias.

O que você está esperando para se beneficiar de todas as vantagens oferecidas pela prática da natação?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes