Relembre: Sul-Americano Máster de Natação em Manaus - destaques do RN - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Relembre: Sul-Americano Máster de Natação em Manaus - destaques do RN

Compartilhe
Matéria publicada em 08 de novembro de 2012, com reedição adaptada


A região Norte do Brasil voltou a ser atração diante de eventos internacionais. De 30 de outubro a 03 de novembro [de 2012], o Amazonas recebeu na Vila Olímpica de sua bela capital Manaus o 08º Campeonato Sul-Americano Máster de Natação em piscina curta (25 metros), evento promovido e realizado pela ABMN, Confederação Sul-Americana de Natação (CSN) e CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), com apoio da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), SEJEL e Fundação Vila Olímpica de Manaus (FVO).

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


De acordo com o presidente da ABMN, Carlos Roberto da Silva, o Carlão, a realização do Sul-Americano em Manaus é uma forma de incentivar a prática da natação da categoria na região.
Além disso, a Vila Olímpica de Manaus tem uma excelente estrutura para receber grandes campeonatos. A Região Norte merecia um evento desta grandiosidade” – explicou.


Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)

O evento foi palco para a disputa de 40 provas distribuídas em categorias másteres, reunindo 91 entidades de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela, contando com 473 atletas, sendo 263 homens e 210 mulheres. Dentre os participantes, o RN representou o Brasil com os atletas Franklin F. Rodrigues (aluno da UFRN com patrocínio do SINSENAT), Gustavo H. Gonzaga da Silva (professor da UFERSA patrocinado pela mesma entidade) e Gustavo H. de Oliveira Maia (atleta patrocinado pelo CEPE).

Uma das minhas grandes conquistas nessa competição foi ter conseguido fazer meus melhores tempos nos 400m Medley e nos 200m Costas”, comenta Franklin, medalhista que aos 33 anos conseguiu romper a barreira de suas melhores performances nas provas desde sua adolescência. “São 20 anos de natação e eu nunca me dediquei tanto para romper essas e outras barreiras, além das medalhas conquistadas”.

Franklin Rodrigues e Gustavo Silva foram os medalhistas que conseguiram trazer para o RN 03 bronzes, e junto com Gustavo Maia, somaram 07 medalhas de honra (04º ao 08º lugar), ao todo: 10 medalhas e boas colocações.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)

Atletas consagrados, destaques e exemplos de longevidade.
Um dos astros que brilhou e voltou a quebrar recordes na competição foi o mineiro Marcus Mattioli (50+), medalhista de bronze pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou, 1980, na prova do revezamento 4x200m Livre (com Djan Madruga, Jorge Fernandes e Cyro Delgado). Mattioli simplesmente quebrou os recordes sul-americanos dos 800m e dos 200m Livre e ainda obteve o 3º melhor índice técnico no 400m Livre, atrás somente dos índices conquistados nas provas do 50m Costas.

Além de Mattioli, outro destaque na competição foi o atleta Rodrigo Trivino (25+) que quebrou o recorde mundial da categoria no 50m Costas com o tempo de 25.02''. Ovacionado pela torcida ao final da prova, o atleta se emocionou com o feito.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)

No entanto, diante de tantas disputas, um evento como um campeonato sul-americano de natação traria exemplos de superação e amor ao esporte, como os casos da nadadora Laura de Oliveira e do nadador Petrônio Maia V. do Nascimento e Sá. Ela, aos 93 anos, conseguiu 09 medalhas dentre provas individuais e de revezamentos; e ele, aos 92 anos, conseguiu 04 medalhas, levando a torcida a se emocionar e a ovaciona-lo na chegada do 200m Costas, em que o atleta paulatinamente dava braçada a braçada até completar a prova.
Petrônio Maia e Laura de Oliveira, exemplos de amor à natação
Foto: ABMN

Exemplos como esses são destaques aos amantes da natação, o esporte mais completo e a uma das práticas mais saudáveis como exercício físico. Muito além da categoria, a natação máster tem cada vez mais motivado jovens e cativado adultos a essa prática que traz inúmeros benefícios a saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes