Há 14 anos, Cesar Cielo mantém recorde mundial nos 50 metros Livre - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Há 14 anos, Cesar Cielo mantém recorde mundial nos 50 metros Livre

Compartilhe
Atravessar a piscina nadando e tocar a borda em 20 segundos e 91 centésimos foi feito por apenas um homem em todo o mundo, e ele é do Brasil: César Cielo Filho. Em 14 anos, muitos tentaram e chegaram perto desse recorde mundial, mas até o momento ainda consta na Federação Internacional o registro de um brasileiro mais veloz de todo o mundo na natação.

Foi num 18 de dezembro de 2009, há 14 anos, na piscina do Clube Pinheiros, que Cesar Cielo quebrou o recorde mundial dos 50 metros nado Livre. Nas eliminatórias, Cielo já havia ameaçado o recorde, ao marcar 00:21.02, aumentando a expectativa para a quebra que se confirmaria horas depois na final.

A velocidade média de uma prova de 50 metros Livre nunca é alcançada em qualquer outra prova de natação, determinando assim que se trata da prova mais veloz da natação competitiva. Com o tempo de 00:20.91, em 50 metros, o brasileiro César Cielo alcançou uma média de 2,39 m/s (metros por segundo) ou 8,61 km/h. A prova imediatamente mais próxima dos 50 é os 100 m Livre, cujo recorde era de Cielo e foi batido pelo romeno David Popovici (00:46.86) numa velocidade média de 2,13 m/s (ou 7,68 km/h).

Momento do recorde mundial dos 50 m Livre
Foto: Satiro Sodré


Diz-se "velocidade média" porque existem momentos em que a velocidade de um nadador é muito maior do que isso, como no mergulho (aproximadamente 60 m/s ou 216 km/h), e também, próximo da chegada, a velocidade cai, diante da resistência da água e o cansaço da prova. Falar de 50 m Livre é falar da prova mais veloz da natação, é falar dos homens e mulheres mais rápidos da natação.

Explicações de Física à parte, César Cielo mantém um recorde que beira o limite humano na natação em piscina de 50m. No vídeo abaixo, relembre como foram as emoções da prova:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve...

Aniversariantes

Pages