Vila Olímpica de Paris é inaugurada - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Vila Olímpica de Paris é inaugurada

Compartilhe
A Vila Olímpica para os Jogos de Paris foi inaugurada na quinta-feira, 29 de fevereiro. Numa cerimônia com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, o Comitê Organizador das Olimpíadas recebeu a chave simbólica da estrutura. O mandatário francês visitou as instalações e ressaltou que tudo foi entregue dentro do prazo e do orçamento.

"Estou orgulhoso do trabalho que vocês realizaram, dentro do orçamento e dentro do prazo. Nossos atletas poderão vivenciar os Jogos nas melhores condições, e vocês (trabalhadores da Vila) contribuíram para mudar a vida dos moradores da região. Vocês fazem parte de uma aventura que marcará o nosso século" - disse Macron.

A Vila Olímpica de 2024 fica entre os municípios de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, no subúrbio de Paris, 07 quilômetros ao norte do centro da capital francesa, seguindo as margens do Rio Sena. A estrutura deve receber 14.500 pessoas durante as Olimpíadas e 9.000 durante as Paraolimpíadas, entre atletas, dirigentes e membros de comissões técnicas. Depois dos Jogos, a Vila Olímpica irá se tornar um bairro sustentável para 6 mil residentes, com duas escolas, um hotel, um parque público, lojas e escritórios.

"Será, depois dos Jogos, um verdadeiro bairro para os habitantes da (área) Seine Saint Denis" - comemorou Macron.

Além do presidente da França, participaram da cerimônia a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, autoridades locais e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, Tony Estanguet, ex-canoísta tricampeão olímpico, que recebeu a chave da Vila das mãos do presidente da construtora.

Os quartos da Vila Olímpica não vão ter ar-condicionado apesar da possibilidade de os termômetros chegarem a 40ºC durante as Olimpíadas. A França optou por uma estrutura sustentável e ligada à rede de refrigeração urbana. O sistema bombeia água do rio Sena para tubulações subterrâneas, conseguindo reduzir a temperatura em até 6ºC em relação ao ambiente exterior. Mais de 700 prédios de Paris são resfriados por esse sistema, incluindo o museu do Louvre e a Assembleia Nacional.

Os organizadores dos Jogos voltaram a afirmar que a falta de ar condicionado não vai ser um problema para a Vila Olímpica, embora alguns países, o Brasil entre eles, estejam providenciando climatizadores para os quartos de suas delegações.

"Projetamos estes edifícios para que fossem locais confortáveis ​​para viver no verão, em 2024 e mais tarde, e não precisamos de ar-condicionado nestes edifícios porque orientamos as fachadas para que não recebessem muito sol durante o verão. O isolamento é realmente eficiente nas fachadas - disse Yann Krysinski, responsável pela entrega dos locais e infraestrutura em Paris 2024, à agência de notícias 'Reuters' ".

Emannuel Macron na inauguração da Vila Olímpica — Foto: LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS


Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes