Plataforma de Dubai em Ponta Negra é alvo de pendências entre nadadores e associação - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Plataforma de Dubai em Ponta Negra é alvo de pendências entre nadadores e associação

Compartilhe
[editada]

Um importante comunicado precisou vir à público diante da necessidade sobre a responsabilização da plataforma Dubai instalada na praia de Ponta Negra. O comunicado se endereça a todos os nadadores que usufruem da plataforma durante treinamentos e eventos.


Segundo o comunicado divulgado por rede social do Whatsapp,  a plataforma Dubai é de responsabilidade da Associação dos Nadadores de Ponta Negra – ANPN e no momento, carece de manutenção que seria própria da associação. Por outro lado, a ANPN está sendo administrada por uma "junta administrativa".
Em função da necessidade de manutenção da Dubai, pertencendo a Dubai ao patrimônio da Associação dos Nadadores de Ponta Negra - ANPN, e não observando a participação da ANPN em sua manutenção, alguns NPN [Nadadores de Ponta Negra] se reuniram e decidiram em 22 de março de 2024 criar um grupo no whatsapp que foi denominado de Grupo de Ajuda a ANPN (...).
A Dubai estava em uma situação crítica (e ainda carece de manutenções) e graças à dedicação de alguns NPN foram feitas arrecadações, compras, mutirão de NPN para manutenção etc., mas as iniciativas bem intencionadas estão sendo feitas sem uma coordenação, planejamento, o que possibilita atitudes equivocadas.

Para que a plataforma esteja instala no mar e sirva aos interesses dos nadadores ali em Ponta Negra, existem algumas exigências da Capitania dos Portos para instalação de elementos assim em área de marinha. Ainda segundo o comunicado divulgado, seria necessário uma pessoa física ou jurídica legalmente reconhecida para assumir a responsabilidade sobre a Dubai.

Das últimas reuniões realizadas para a formação dessa "junta administrativa", foi esclarecido:
... que com a situação de inatividade da ANPN junto ao Cartório (...) foi criada a Junta Administrativa. Na seqüência com o único objetivo de ressuscitar a ANPN junto ao Cartório renasce a Diretoria composta por: Francisco mineiro  Presidente (Alexandra o representa por procuração), Ítalo – Vice-Presidente e Carlos Wanderley – Conselho Fiscal. (...) Recentemente a Junta/Diretoria conseguiu na Receita Federal trocar o nome do antigo presidente da ANPN colocando o do Francisco Mineiro podendo assim providenciar o Certificado Digital da ANPN o que possibilitará abrir outras portas para o saneamento das derradeiras pendências.

E continua...
O Grupo de Ajuda a ANPN, entendendo as dificuldades da [atual] Diretoria, se propõe a coordenar as manutenções da Dubai, mas para tal, sabendo da capacidade de mobilização dos NPN, acredita que só de forma transparente, decidindo juntos, comunicando as decisões e as ações realizadas, prestando contas etc. e é claro, sempre comunicando a ANPN [legal e efetivamente em exercício], só dessa forma poderemos contar com os NPN, por isso a iniciativa dessa carta [comunicado] escrita EM CONJUNTO com a Diretoria.

No entanto, existe uma preocupação pendente diante da efetiva legalidade da Associação dos Nadadores de Ponta Negra, para que a plataforma de Dubai continue atendendo aos interesses dos nadadores. Por isso, o comunicado adverte:
Resumidamente, um esforço está sendo feito, por pessoas que se encontravam próximas, para resolver as pendências da ANPN e após isso, caso não apareça uma nova diretoria, a ANPN será encerrada, e em conformidade com o Estatuto da ANPN, a Dubai será doada para outra associação sem fins lucrativos. (...) Hoje a Dubai só pode ser administrada por uma associação sem fins lucrativos (CNPJ).


Apesar de a associação demonstrar estar em situação pendente, o interesse dos nadadores volta-se para a legalidade da instalação da plataforma de Dubai que havia sido instalada inicialmente sob responsabilidade da associação.
Ou seja, é ESSENCIAL que os NPN entendam a importância da ANPN para a existência da Dubai.  É consenso do Grupo e da Diretoria que possamos ter em um futuro próximo, uma associação ativa, democrática e transparente, com sócios pagando uma contribuição (mensal, trimestral...), evitando arrecadações avulsas constantes, proporcionando benefícios aos sócios (professor de natação; desconto em eventos etc.), promovendo eventos para os moradores da Vila de Ponta Negra, com sede própria etc. (...) A Dubai necessita de manutenções periódicas para que se possa oferecer segurança aos seus usuários, o que ocasiona custos e necessidade de mão de obra, ou seja, apenas com a participação efetiva dos NPN poderemos manter esse nosso querido patrimônio cultural.

Mesmo diante da formação dessa "junta administrativa", tanto os membros quanto o grupo de ajuda que foi formado não demonstram querer assumir a associação. Dessa forma, o apelo que se faz é que haja eleição legal para realinhar a associação aos interesses dos Nadadores de Ponta Negra, de modo que mais e mais nadadores possam se integrar ao grupo diante de diversas possibilidades como "associação", para além da manutenção da plataforma de Dubai.
(...) quem sabe tenhamos mais de uma chapa nas próximas eleições para diretoria da ANPN, assim como uma quantidade significativa de interessados em se associar (...) evitando sobrecarregar poucos heróis, e principalmente, evitando perder a Dubai, que hoje faz parte da história de Ponta Negra.

O comunicado finaliza:
"convocamos aos que quiserem participar do Grupo de Ajuda a ANPN [associação], hoje dando prioridade a manutenção da Dubai (necessidades urgentes) e num futuro próximo ajudando a ANPN a vivenciar o que foi idealizado no início de sua criação.

“Sonho que se sonha só / é só um sonho que se sonha só / mas sonho que se sonha junto é realidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes