Franklin Rodrigues é vice-campeão dos 5 km na Copa Brasil de Águas Abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Franklin Rodrigues é vice-campeão dos 5 km na Copa Brasil de Águas Abertas

Compartilhe
O blogger Franklin Rodrigues conquistou a inédita 2ª colocação na prova dos 5 km da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas promovida pela CBDA. O evento, realizado em Petrolina/PE, abriu a temporada de competições nacionais de Águas Abertas para a temporada 2024.

Abrindo a temporada 2024 de competições de Águas Abertas da CBDA, Petrolina voltou a receber uma etapa nacional da Copa Brasil, realizada junto com o Troféu Marcelinha Cunha, especialmente para a garotada a partir dos 08 anos de idade. Durante o ano, serão 15 etapas, ou seja, 15 competições distribuídas pelo calendário nacional em diversas cidades do país, concluindo em Salvador/BA.

Foto: Arquivo pessoal


Voltando a encarar provas de natação em águas abertas, Franklin iniciou o ano mudando sua estratégia de treinamento, a partir de diversas orientações durante cursos especializados. A etapa de Petrolina serviu como "test-drive", embora alguns "percalços" tenham atrapalhado um desempenho que poderia ter sido bem melhor, como na prova dos 2,5 km.

Franklin Rodrigues ao lado de Sérgio Silva - Serjão
diretor geral de Águas Abertas da CBDA
Foto: arquivo pessoal


Seguindo a programação da competição, no sábado, 09 de março, houve a prova dos 5 km (mapa abaixo). A prova seguiu o percurso do Rio São Francisco a favor da correnteza, assim como as demais provas. Apesar de iniciar com algumas dores leves no ombro direito (talvez devido às mais de 10 horas dirigindo veículo no dia anterior), a preocupação maior de Franklin foi conseguir concluir os 5 km.



Já no domingo, 10 de março, o blogger voltou a encarar outra prova, agora os 2,5 km. Logo após a largada, deu pra perceber seu relativo desempenho acompanhando o pelotão principal. No entanto, a correnteza, impulsionada pelo trajeto de semiarco do rio, contribuiu decisivamente para atrapalhar a orientação da primeira boia obrigatória, o que fez o atleta ter que voltar nadando contra a correnteza até conseguir percorrer a primeira boia. Daí então, todo o percurso foi percorrido e o atleta conseguiu a 3ª colocação nos 2,5 km.

Franklin ao lado de Henrique Borges,
árbitro geral da Copa Brasil em Petrolina/PE
Foto: Arquivo pessoal



Arbitragem durante a Copa Brasil em Petrolina/PE
à direita: Marcelo Falcão, pte. da FAPE e árbitro FINA
Foto: Arquivo pessoal


"test-drive
O "test-drive" foi um sucesso, ao conseguir terminar os 5 km "inteiro" e ainda bater em 2º lugar. Isso sem contar o desempenho nos 2,5 km logo em seguida, que lhe rendeu o 3º lugar na prova. Vale observar que desde o início da temporada, Franklin não treina com relógio controlando parciais. Seu parâmetro nessa fase inicial de "teste" e avaliação são as respirações e o ritmo cardíaco, a partir de conceitos que envolvem o sentir da consciência corporal expandida.

A próxima etapa da Copa Brasil de Águas Abertas será disputada nos dias 22 e 23 de março, em Maceió/AL.

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes