A importância de encontrar o seu "porquê" na natação - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

A importância de encontrar o seu "porquê" na natação

Compartilhe
Original: The importance of finding your 'why'
in swimming: appreciating this special sport.
Por: Kaitlyn Crouthamel/Swimming World.
Tradução livre. 


O alarme toca às 05h00 da manhã. Seu quarto ainda está escuro, os lençóis ainda estão mantendo você aquecido e confortável e a última coisa que você quer fazer é levantar e sair da cama. Por que tem que levantar tão cedo?

De alguma forma, você consegue chegar à piscina. Você fica na borda, olhando para o fundo gelado à sua frente. Você sabe que, assim que saltar, sentirá o impacto da água gelada. Por que tem que entrar agora?

Você cria coragem para mergulhar, abre caminho pelo aquecimento e chega à série principal. É difícil fazer 10 x 200 no ritmo limite (entre A2 e A3). Resmungos e reclamações surgem ao seu redor sussurrando sua impaciência. Isso vai ser longo, doloroso e cansativo. Por que faz este esporte?


Encontrando o seu porquê
Kaitlyn Crouthamel escreve para a Swimming World sua experiência de como encontrou seu "porquê" na natação. Ao longo do artigo, sua experiência demonstra curiosidade a partir de sua primeira vez que ouviu frases relacionadas em aulas de pesquisa na escola. Seu professor/coach estava tentando motivar a construir um tópico para um projeto. O tema deveria ser significativo.

Até então, nunca havia pensado em correlacionar essas frases à natação. Mesmo sem perceber, seus “porquês” se tornaram o combustível que impulsionaram suas práticas todos os dias.

Nessa época, ela aprendeu a confiar em seus “porquês”. Esse tipo de abordagem seria uma estratégia mental fantástica que a ajudou a manter motivada e focada no que era realmente importante na natação. Embora tivesse outros motivos para amar a natação, aqui estão três de seus principais que podem ajudar a instigar outras pessoas.


  • Por que nº 1: Saúde física e emocional
Este é o óbvio. Não há dúvida de que a natação é um dos melhores esportes para o bem-estar físico de alguém. O esporte trabalha todos os principais grupos musculares do corpo. Chutar fortalece as pernas. Segurar-se [boiando] acima da água irá construir um núcleo forte. O movimento constante de puxar levará a braços fortes. Junto com o desenvolvimento muscular, a natação auxilia muito na saúde cardiovascular. Você não está apenas desafiando seus músculos, mas está fazendo isso debaixo d'água. Isso leva a um treino exigente do coração e dos pulmões, resultando em ganhos significativos de resistência.

Além das vantagens físicas, a natação também oferece benefícios emocionais às pessoas. Exercício de qualquer tipo libera endorfinas, que são um grupo de hormônios que estimulam um efeito analgésico. Então, o “pico” que muitas pessoas sentem depois de nadar é, na verdade, induzido quimicamente. Além disso, a natação pode aumentar a quantidade de neurotransmissores específicos em seu cérebro, incluindo a serotonina. Estes são os neurotransmissores do “sentir-se bem” que fazem exatamente isso – te deixam mais feliz!


  • Por que nº 2: Seu eu mais jovem ficaria orgulhoso
Às vezes, olhar para o futuro é ótimo. Podemos estabelecer metas e nos esforçar para melhorar a nós mesmos durante um período de tempo. No entanto, em outros pontos, pode ser destrutivo para nossa automotivação e confiança. Perdeu a classificação no campeonato estadual? Como nadadores, na maioria das vezes, estamos olhando para o que vem a seguir. Isso pode levar a uma quantidade desnecessária de estresse.

Às vezes, a melhor cura para uma preocupação com o futuro é olhar para o passado. Em algum momento de nossas vidas, lutaremos para encontrar um motivo para continuar praticando o esporte. No entanto, em algum lugar dentro de nós está a criança que decidiu pular na piscina pela primeira vez. Em tempos difíceis em nosso esporte, pode ser útil imaginar uma interação com seu “eu” mais jovem. O quanto você progrediu desde então? O que fez você começar a nadar em primeiro lugar? Na maioria das vezes, fazer algo como uma “reversão” de si mesmo pode ser apenas a motivação de que se precisa para voltar aos trilhos.


  • Por que nº 3: Há pessoas que não podem
“Tenho que ir treinar hoje.” É uma frase comum que todos nós já fizemos em algum momento. Isso faz com que a prática pareça uma tarefa que tememos. A realidade é que nunca precisamos praticar, embora às vezes possa parecer assim. Levantar-se, vestir um maiô e colocar um par de óculos de proteção é algo que não precisamos fazer. Em vez disso, podemos fazê-lo.

Em nosso mundo, estamos cercados por pessoas com deficiência física sem culpa alguma. Alguém pode fazer a corajosa escolha de ir para o exterior para servir nosso país e voltar paralisado. Outra pessoa pode nascer com uma deficiência que torna a natação fisicamente impossível. Mesmo os nadadores podem sofrer uma lesão que os mantenha fora do esporte permanentemente.

Reconhecer que nem todo mundo tem a capacidade de praticar um esporte pode funcionar como um grande “porquê”. Muitas pessoas dariam tudo para poder nadar ou participar de qualquer tipo de competição. É importante que sejamos sempre gratos por termos a capacidade de fazer o que fazemos. Quando você mergulhar na piscina, pense naqueles que não podem e faça isso por eles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes