10 remédios caseiros para gripe - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

10 remédios caseiros para gripe

Compartilhe
Os remédios caseiros para gripe incluem ervas medicinais, como guaco e cúrcuma, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ajudando a combater alguns sintomas, incluindo dor de garganta, tosse e coriza, por exemplo. No tratamento da gripe é importante também priorizar alimentos como a laranja e o limão, que contêm vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, ajudando, assim, na recuperação da saúde. Os remédios caseiros para gripe não substituem o tratamento recomendado por médico e, por isso, devem ser usados somente para complementar o tratamento indicado e ajudar na recuperação.


Algumas opções de remédios caseiros para ajudar no tratamento da gripe são:

1. Chá de gengibre com limão
O chá de gengibre com limão contém gingerol, vitamina C e zingerona, compostos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, que ajudam a aliviar sintomas da gripe, como irritação na garganta e tosse.

Ingredientes:
  • 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher (de sopa) de gengibre em pó;
  • Gotas de suco de limão;
  • Água.

Modo de preparo:
Colocar 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água ou 01 colher de sopa de gengibre em pó para cada 01 litro de água. Ferver por 10 a 15 minutos, deixar amornar, coar, adicionar as gotas de limão e beber 03 xícaras por dia.

Quem não pode consumir: Esse chá não é indicado para crianças menores de 06 anos, para pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, que têm pedra na vesícula e doenças hemorrágicas. Além disso, mulheres grávidas e pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão alta e diabetes, só devem consumir esse chá sob a orientação de um médico.


2. Suco de laranja com limão e própolis
Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como a vitamina C e flavonoides, o suco de laranja com limão e própolis fortalece a imunidade, ajudando a combater o vírus da gripe.

Ingredientes:
  • 2 laranjas;
  • 1 limão;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 2 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo:
Em um copo, espremer 02 laranjas, 01 limão e adicionar 01 colher de sobremesa de mel. Por fim, adicionar 02 gotas de extrato de própolis, misturando bem e beber.

Quem não pode consumir: Esse suco não é recomendado para pessoas com alergia a abelhas, ao própolis ou alguns dos componentes desse produto. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem consumir esse suco sob a orientação de um médico.


3. Chá verde com mel
Por conter flavonoides e catequinas, que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o chá verde ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Já o mel possui propriedades antimicrobianas, ajudando a aliviar os sintomas da gripe, especialmente a tosse.

Ingredientes:
  • 01 colher (de chá) de chá verde;
  • 01 colher de sobremesa de mel;
  • 01 xícara de chá de água fervente.

Modo de preparo:
Colocar o chá verde na água fervente. Tampar e deixar repousar por 05 a 10 minutos. Depois de amornar, coar, adoçar o chá com 1/2 colher de sobremesa de mel e beber.


Quem não pode consumir: Esse chá não é indicado para mulheres grávidas ou amamentando. Esse chá também não é indicado para crianças e para quem possui problemas na tireoide, nos rins, no fígado, gastrite, úlceras e insônia. Além disso, pessoas que usam medicamentos para diabetes, pressão alta ou anticoagulantes só devem consumir esse chá, com a orientação de um médico.


4. Chá de alho com limão
O alho contém alicina, aliina e alhoeno, compostos com propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a aliviar alguns sintomas da gripe, como a dor de cabeça e o nariz entupido.

Ingredientes:
  • 01 dente de alho;
  • 200 ml de água;
  • 01 colher de sopa de suco de limão.

Modo de preparo:
Ferver a água. Depois, adicionar o dente de alho amassado ou picado à água fervente, deixando repousar por 05 a 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.

Quem não pode consumir: Esse chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, esse chá não é indicado para crianças menores de 02 anos e para pessoas com problemas, como gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia. Pessoas que estejam usando remédios para pressão alta ou anticoagulantes, só devem beber esse chá com a recomendação de um médico.



5. Chá de guaco com mel
O chá de guaco contém propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e bronco-dilatadoras, sendo uma ótima opção para ajudar no tratamento de problemas respiratórios, aliviando sintomas como tosse e catarro.

Ingredientes:
  • 03g (1 colher de sopa) de folhas secas de guaco;
  • 150 ml de água fervente;
  • 01 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:
Colocar as folhas de guaco na água fervente. Abafar e deixar repousar por 05 a 10 minutos. Após, adicionar o mel e beber de 02 a 03 xícaras por dia.

Quem não pode consumir: Esse chá não é indicado para crianças menores de 3 anos. Além disso, mulheres grávidas e pessoas com alguns problemas de saúde, como câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado também não devem consumir esse chá. Pessoas que usam remédios como anticoagulantes, antibióticos e anti-inflamatórios devem consultar um médico antes de beber esse chá.


6. Leite quente com gengibre e anis estrelado
O leite quente hidrata a garganta e alivia alguns sintomas da gripe, como coriza, dor de garganta e tosse. Já o gengibre e o anis-estrelado contêm compostos com propriedades anti-inflamatória e antiviral, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando no combate à gripe.

O leite pode aumentar temporariamente a viscosidade da saliva na boca e garganta, o que pode parecer que aumenta a produção de muco. No entanto, o leite não aumenta a produção de muco nos pulmões e, por isso, pode ser consumido durante a gripe, exceto em casos de alergias ou intolerâncias.

Ingredientes:
  • 300 ml de leite;
  • 02 cm de gengibre fresco;
  • 01 colher de chá de sementes de anis-estrelado moído.

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes em uma panela e ferver por 10 minutos. Após o leite começar a borbulhar, esperar no fogo mais 02 minutos. Deixar amornar, adoçar com mel e beber ainda morno antes de dormir.

Quem não pode consumir: Essa bebida não deve ser consumida por pessoas com alergia ou intolerância ao leite. Essa bebida também não é indicada para crianças menores de 06 anos, para pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, com pedra na vesícula ou doenças hemorrágicas. Mulheres grávidas e pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão alta e diabetes, só devem consumir essa bebida com a orientação de um médico.


7. Chá de anis-estrelado
O chá de anis-estrelado é uma ótima opção para aliviar os sintomas e combater o vírus responsável pela gripe, porque contém ácido xiquímico, um composto que apresenta ação antiviral.

Ingredientes:
  • 01 colher de chá de sementes de anis-estrelado moído ou 02 estrelas de anis;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Adicionar o anis à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber de 02 a 03 xícaras por dia.

Quem não pode consumir: O chá de anis não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas com estrogênio alto e crianças. 


8. Chá de cúrcuma
A cúrcuma é uma raiz com potente ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, que fortalece o sistema imunológico, ajudando a diminuir os sintomas da gripe, como a garganta irritada.

Ingredientes:
  • 01 colher de café de cúrcuma em pó;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Colocar a cúrcuma na água fervente, tampar e deixar descansar por 10 a 15 minutos. Beber de 02 a 03 xícaras por dia, até apresentar melhoras dos sintomas.

Quem não pode consumir: Esse chá não é indicado para pessoas com úlcera gástrica, pedra na vesícula e que estejam usando medicamentos anticoagulantes. Além disso, mulheres grávidas ou em fase de amamentação só devem beber esse chá sob a orientação de um médico.


9. Chá de casca de laranja com canela e mel
O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que fortalecem as células do sistema imunológico, ajudando a melhorar a gripe.

Ingredientes:
  • 01 colher de sopa de cascas de laranja fresca ou desidratada (sem a parte branca);
  • 200 ml de água fervente;
  • 01 pedaço pequeno de canela em pau;
  • 01 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo:
Lavar bem e descascar a laranja. Adicionar as cascas da laranja e a canela em pau na água fervente, tampar e deixar repousar por 05 a 10 minutos. Retirar as cascas, adicionar o mel e beber em seguida.

Quem não pode consumir: Esse chá não deve ser consumido por pessoas com úlceras no estômago ou intestino.


10. Suco de acerola
A acerola é rica em ácido succínico, flavonoides e vitamina C, compostos com propriedades imunomoduladoras e antioxidantes que melhoram as funções das células de defesa do corpo, ajudando a combater o vírus da gripe.

Ingredientes:
  • ½ copo de acerolas frescas;
  • 250 ml de água;
  • 01 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo:
Lavar bem as acerolas e colocar no liquidificador com 250 ml de água e bater bem. Coar, adoçar com o mel e beber logo em seguida.



Bibliografia
  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 2019. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • SALGUEIRO, B, Fernanda; CASTRO, N, Rosane. Comparação entre a composição química e capacidade antioxidante de diferentes extratos de própolis verde. Química Nova. Vol.39. 10.ed; 1192-1199, 2016
  • EMBRAPA. Controle de Qualidade da Própolis. 2020. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/220624/1/Doc268-Controle-Qualidade-Propolis-AINFO-1.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • FERREIRA, C, Ianca et al. Brazilian varieties of acerola (Malpighia emarginata DC.) produced under tropical semi-arid conditions: Bioactive phenolic compounds, sugars, organic acids, and antioxidant capacity. Journal of Food Biochemistry. 1-12, 2021
  • ABUELGASIM, Hibatullah; ALBURY, Charlotte; LEE, Joseph. Effectiveness of honey for symptomatic relief in upper respiratory tract infections: a systematic review and meta-analysis. British Medical Journal. Vol.26. 57-64, 2021
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Formulário de Fitoterápicos - Farmacopeia Brasileira - 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas medicinais de interesse ao SUS: Mikania Glomerata Spreng., Asteraceae – Guaco. 2018. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_sistematizadas_relacao_nacional_plantas_medicinais_interesse_sus_guaco.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1ed. Minas Gerais: Adaequatio Estudio, 2014. 433-435.
  • BALFOUR-LYNN, M, Ian. Milk, mucus and myths. British Medical Journal. Vol.104. 91-93, 2019
  • ANTZ, P, Meri et al. Supplementation with aged garlic extract improves both NK and γδ-T cell function and reduces the severity of cold and flu symptoms: a randomized, double-blind, placebo-controlled nutrition intervention. Clinical Nutrition. Vol.31. 3.ed; 337-344, 2012

Fonte: Tua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes