A cada quatro anos, a Federação Internacional de Natação – FINA reúne sugestões de todo mundo para avaliar a possibilidade de mudança das regras oficiais. As análises são feitas pelos Comitês Técnicos e aprovadas ou não pelo Bureau.
Atualmente, as regras oficiais estão em vigor desde 2017 e serão revisadas em outubro deste ano, mas de forma virtual. Cada uma das 06 modalidades aquáticas será submetida para revisão e estudo incluindo a categoria masters. As modalidades são: natação, águas abertas, nado artístico, saltos ornamentais, polo aquático e high diving (ainda não aportuguesado).
Problema de tradução
Lembrando que masters para a língua inglesa significa "mestre", aludindo aos que por força da idade se tornaram excepcionais. Já no português não existe esse tipo de correspondência na tradução da língua, o que tem sido forjado pelo significado original do inglês. Em outras palavras, necessário seria revisão para tradução para o português tanto da palavra "master" quanto da expressão "high diving", de modo oficialmente reconhecido. "High diving" equivaleria a "mergulhos de altitude excepcional" ou coisa parecida.
Qualquer uma das 209 federações nacionais filiadas à FINA podem encaminhar sua sugestão de revisão ou mudança de regra. Qualquer treinador, clube ou federação filiado à CBDA também pode encaminhar alguma proposta que poderá ser encaminhada para a FINA, dependendo do suporte dado pela CBDA.
Datas
O Bureau da FINA para análise de mudança de regras estava marcado para maio de 2021, ainda no Mundial de Fukuoka/Japão. A competição passou para 2022 e agora, marcada para 2023. Mesmo com a realização do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos extraordinariamente em Budapeste, o Bureau da FINA acontecerá pelo seguinte agendamento:
- 03 de outubro – Nado artístico, polo aquático e high diving
- 04 de outubro – Águas abertas e polo aquático
- 05 de outubro – Natação e masters
As regras a serem mantidas ou atualizadas em outubro de 2022 entrarão em vigor a partir de 01 de janeiro de 2023.
Fontes: Regras de Natação e FINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário