Campeonato Brasileiro Masters é realizado em Natal e anfitriã fica com vice-campeonato - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Campeonato Brasileiro Masters é realizado em Natal e anfitriã fica com vice-campeonato

Compartilhe
Promovido pela ABMN – Associação Brasileira de Masters de Natação, em parceria com a ANMRN – Associação dos Nadadores Masters do Rio Grande do Norte, o 66º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação foi realizado na capital potiguar, de 07 a 10 de outubro, na piscina do SESI Clube. O local tornou-se mais que especial, não só pelas conquistas dos nadadores masters em si, mas por ter sido palco de um recorde mundial. A equipe da PB venceu o campeonato, enquanto a anfitriã ficou com a 2ª colocação.


Recorde Mundial
Foi a segunda vez que Natal teve o privilégio de receber um campeonato master a nível nacional. E pela segunda vez, a piscina do SESI Clube foi palco de recorde internacional estabelecido por nadadores que estariam longe de serem chamados de "masters". Mas é com certa satisfação que os nadadores conseguiram vencer as dificuldades impostas pela pandemia, para surpreender no campeonato realizado de 07 a 10 de outubro.

Em 2018, a piscina do SESI Clube havia recebido pela primeira vez um campeonato brasileiro de masters de natação. Na época, a equipe Potiguar Master do Revezamento 4x100 m Livre Masculino 120+ bateu o recorde sul-americano da prova e conquistou a 2ª colocação no Top 10 FINA Masters de 2018. Em 2021, a equipe Potiguar Master voltou a estabelecer agora um recorde mundial com o Revezamento Misto composto por 02 homens e 02 mulheres no 4x100 m Livre 120+, com Karen Liberato, Jovana Nakagaki, Luiz Junior e Rodrigo Trivino.

Até o momento, o recorde estabelecido está sujeito à análise para homologação da FINA – Federação Internacional de Natação, o que poderá colocar a equipe potiguar no topo do ranking mundial master. Divulgação geralmente acontece em janeiro do ano seguinte, ou seja, em janeiro de 2022 saberemos da homologação da FINA.

Da esq. p/ dir.: Karen, Jovana, Rodrigo e Luiz
Recordistas Mundiais Masters na prova de 4x100m Livre Misto 120+
Créditos: ABMN


Paraíba vence campeonato
A equipe da Paraíba liderada pela Prof. Aldenora venceu o campeonato, deixando a equipe anfitriã em segundo lugar. Foi a segunda vez que a Paraíba veio a Natal vencer os potiguares. Durante a pandemia, muitos locais ficaram fechados não só no RN, como também em nossa vizinha Paraíba, de modo que praticamente não havia liberação para eventos masters por lá. Perguntamos à prof. Aldenora o que essa conquista representou pra equipe.
"Para nós  da Vila Olímpica,  foi uma grande vitória,  pois não  tínhamos piscinas para nadar, alugamos uma e só  uma pequena quantidade de  nadadores participaram", disse.

Compreendendo o drama de várias equipes e nadadores da PB que sequer tinham local liberado pra treinar, mesmo assim, os paraibanos conseguiram unir forças para demonstrar o que o troféu conquistado significou pra equipe. E com isso, fica a expectativa de vermos em breve os atletas integrados retornando às piscinas para dar seu melhor:
"Para mim, acredito que a pós-pandemia a natação  ganha muito mais adeptos, pois esse esporte é o que mais contribui como escudo  para evitar o covid", concluiu a prof. Aldenora coordenadora da equipe da PB Masters.
Paraíba venceu campeonato em Natal
Créditos: Profa. Aldenora


Campeonato Brasileiro foi "excelente" para presidente da ABMN
O presidente da ABMN, Carlos Roberto da Silva "Carlão", elogiou a organização feita para a realização do Campeonato Brasileiro em Natal e classificou como "excelente".
A ABMN está orgulhosa da excelência técnica do evento, inclusive com a inédita quebra de recorde mundial nessa piscina, além de diversos recordes Brasileiros e Sul-Americanos estabelecidos”.

Carlão ainda fez questão de agradecer às entidades:
Temos ainda que agradecer a Associação de Nadadores Masters do Rio Grande do Norte – ANMRN – pela sua dedicação e apoio ao evento, a Prefeitura de Natal e ao Governo do Rio Grande do Norte, ao SESI-RN, e ainda parabenizar a Federação Aquática do Estado do Rio Grande do Norte, pelo excelente trabalho prestado na realização do evento. São grandes parceiros que foram indispensáveis para o sucesso do evento”.

Pte. da ABMN Carlão (esq.) e pte. da ANMRN Rodolfo (dir.)
Créditos: ABMN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes