A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA anunciou a criação da Copa das Federações, competição reúne seleções de todos os estados do Brasil nas categorias infantil, juvenil e júnior. Este ano a Copa será realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de outubro, na piscina do Vasco, substituindo o Troféu Chico Piscina.
Através do Boletim n. 142/2021 (link), a CBDA cancelou o Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina e agora passará a realizar a Copa das Federações, permitindo 02 nadadores por prova de cada seleção estadual, com limite de 03 provas individuais para cada atleta.
Segundo o coach Alexandre Pussieldi:
Com a impossibilidade da realização nas opções de Mococa e Bauru, o Rio de Janeiro surgiu como uma possibilidade. Entretanto, com o risco de um baixo número de atletas participantes, os dirigentes entenderam que seria melhor incluir a categoria Júnior garantindo um maior quorum de atletas. Para não alterar o regulamento e a tradição do Chico Piscina, se decidiu pela criação deste novo evento e o cancelamento do Troféu Chico Piscina pelo segundo ano consecutivo.
Já o Boletim n. 160/2021 (link) ratifica a competição como "1ª Seletiva para a Copa UANA de Natação em local e datas a serem confirmadas, caso as condições sanitárias de época possam permitir a participação do Brasil, e, em havendo condições financeiras."
“A primeira data prevista para a Copa UANA de 2022 é em janeiro, portanto, precisamos estar preparados caso seja confirmada. Teremos a oportunidade de fazer uma seletiva e já estarmos com uma Seleção definida assim que a UANA determinar quando será a competição do ano que vem”, disse o gerente de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka.
Para todos os efeitos, é oportunidade para que atletas de todo o Brasil sejam indicados por sua respectiva federação e tenham condições de disputar um campeonato nacional.
Fontes: CBDA, Best Swimming e Olimpíada todo dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário