A Federação Aquática Norte-Rio-grandense – FAN realizou uma importante reunião virtual, nesta terça-feira, 06 de julho, com sua diretoria, para dirimir os atuais assuntos relacionados à volta das competições, em especial à modalidade de Maratonas Aquáticas. A reunião foi restrita através do Google Meet.
Presentes na reunião estiveram a presidente Rosileide Brito, os diretores: Ronaldo Freire, Marcel Camelo, Madalena Nunes e Rosário Mulim, o representante da comissão de atletas Lucas Santos e o coordenador de comunicações [blogger] Franklin Rodrigues.
Galega [Rosileide Brito] iniciou a reunião informando dos planos da federação quanto aos eventos liberados recentemente pelo Governo do Estado. Com isso, as competições de natação em piscina estão no foco da federação para o retorno gradual aos eventos, seguindo os protocolos adotados. Logo após, a reunião seguiu com planos para os primeiros eventos de maratonas aquáticas oficiais da federação.
Como a CBDA publicou seu reconhecimento dos árbitros nacionais de Maratonas Aquáticas incluindo árbitros do RN, a meta para organização de eventos de águas abertas, seguindo as regras oficiais adotadas, é conseguir adesão da comunidade aquática, tão logo as liberações para eventos no Estado possam atingir um contingente ainda maior. Isso por que atualmente, os eventos liberados proíbem a presença de público, o que seria muito difícil em eventos de águas abertas.
Eventos de águas abertas, em especial as maratonas aquáticas, tem-se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, com uma crescente participação de pessoas das mais variadas faixas etárias. Devido à pandemia, não só a natação foi atingida, como as demais modalidades aquáticas, comprometendo a participação dos atletas em vários eventos. No entanto, uma das maiores recomendações médicas é manter-se ativamente praticando alguma atividade física. E as maratonas aquáticas se tornaram populares pelo fácil acesso ao local de treinamento e pelo relativo baixo custo investido na atividade.
Com a definição do calendário estadual que será em breve publicado, os atletas terão mais uma opção de modalidade aquática disponível para disputa de campeonatos estaduais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário