COB lança curso Abuso e Assédio Fora de Jogo para Jovens - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

COB lança curso Abuso e Assédio Fora de Jogo para Jovens

Compartilhe
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou o curso Abuso e Assédio Fora de Jogo, uma versão jovem do Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, para atletas de 12 a 17 anos, da iniciação esportiva ao alto rendimento. O curso, desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação do COB, tem o objetivo de ampliar a difusão do tema, conscientizando toda a comunidade esportiva sobre sua importância, além de mostrar como ele pode se manifestar no meio esportivo e informar sobre ações de prevenção, canais de denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.



“O COB tem o atleta como o centro de suas ações e busca sempre dar todo suporte possível para que possam treinar, competir e representar o Brasil de forma saudável e segura”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.




“Acreditamos que a informação é sempre a melhor forma de proteção. Buscamos contribuir para uma cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas. E o nosso foco agora é falar diretamente com jovens atletas”, explica Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e campeão olímpico de judô. 

Oferecido por ensino a distância (EAD) a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio, o curso Abuso e Assédio Fora de Jogo é gratuito e está organizado em três temas principais: Aprendendo sobre Abuso e Assédio; Reconhecendo os Sinais e Buscando Ajuda.

“Nossa proposta é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores ou membros de uma organização esportiva possam identificar e enfrentar práticas de assédio e abuso”, diz Soraya Carvalho, gerente do IOB.

Para participar do curso é preciso fazer a inscrição no site do COB (clique aqui). Depois de concluído o curso, o aluno receberá o certificado digital de conclusão do Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo expedido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e disponível na plataforma on-line.


Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte 
Em março de 2020, o COB lançou o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) para adultos, que já capacitou mais de 8 mil atletas, treinadores, membros de uma organização esportiva e todos os agentes envolvidos no esporte olímpico. 

Inspirado no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse, do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do COB; e no trabalho da Organização das Nações Unidas será oferecido a partir de agora em duas versões: adulta (para atletas, treinadores, membros de uma organização esportiva e todos os agentes envolvidos no esporte olímpico) e jovem (para atletas de 12 a 17 anos). 

Quando a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual foi criada, o COB reforçou o compromisso em garantir um ambiente saudável, de acolhimento, orientação, proteção e prevenção, colocando à disposição de atletas e agentes envolvidos no esporte olímpico um canal aberto para denúncias de casos de assédio e de abuso moral e sexual. Essa política vale tanto para integrantes do Time Brasil em competições nacionais e internacionais quanto para funcionários e membros dos poderes do COB, prestadores de serviço e voluntários.

Créditos: Canoagem brasileira

Fonte: COB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes