História do Polo Aquático - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

História do Polo Aquático

Compartilhe
A história do polo aquático remonta à Sociedade Inglesa Vitoriana, como subproduto da revolução industrial e do amor ao esporte. Em meados da década de 1870, os ingleses estavam se mudando para as cidades devido à rápida industrialização, enquanto a construção de banhos lhes permitia “se lavar” e “aprender a nadar”. Este novo jogo foi chamado de “futebol na água”.



Entre 1877 e 1885, os clubes ingleses introduziram o jogo nos clubes de natação e a Associação Inglesa de Natação aprovou o primeiro conjunto de regras. Na Escócia, o jogo já havia começado a ser disputado. Em 1877, William Wilson, um treinador escocês de natação, elaborou um conjunto de regras para o “Futebol Aquático”, com o objetivo de divertir os espectadores durante as competições anuais no Rio Dee.




Naquele momento, o “futebol aquático” tinha que ser colocado com as mãos em um ponto definido. Wilson decidiu colocar postes de gol (semelhantes aos usados no futebol) na água, permitindo assim que os jogadores pudessem jogar a bola para dentro. O novo esporte foi tão bem-sucedido que a London Swimming Association confiou a uma comissão a tarefa de elaborar um regulamento específico.

Os primeiros campeonatos nacionais foram realizados respectivamente em 1886 na Escócia e 1888 na Inglaterra. O polo aquático era uma competição exclusivamente masculina e era uma demonstração de força bruta e habilidade de natação. Em 1890, a primeira partida de polo aquático ocorreu entre duas equipes nacionais: os ingleses venceram por 4 a 0 contra a equipe escocesa em Kensington.

Entre 1890 e 1900, o jogo de polo aquático se espalhou tão rapidamente por toda a Europa que desencadeou vários torneios na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Hungria e Itália, seguindo as regras desenvolvidas na Inglaterra.

Em 1900, o polo aquático masculino fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Paris, a segunda edição das Olimpíadas. Para representar os países, havia clubes da equipe de todo o mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes