Como são as provas de Águas Abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Como são as provas de Águas Abertas

Compartilhe
Você pretende se inscrever numa prova de águas abertas? Antes de dar o próximo passo, é preciso conhecer e estar por dentro das regras desse esporte, que apesar de ter semelhanças com a natação tradicional em piscina, também tem características próprias.


Não seja porque você curte dar algumas braçadas no mar, em rios ou em lagos, vez ou outra, que é certo que você se adaptará às exigências das águas abertas. Isso porque a modalidade é caracterizada por provas longas e demoradas, quando comparada as provas em piscina.

A prova olímpica, por exemplo, tem 10 km, e o atleta precisa dar quatro voltas de 2,5 km em torno de boias que marcam o trajeto da disputa. Para ajudar nessa tarefa, cada atleta pode ter seu barco de apoio durante a prova.

Há, também, as chamadas provas regionais ou mesmo desafios internacionais, como o Estreito de Gibraltar, com 24 km, e o mais famoso deles, o Canal da Mancha, que, apesar de ter 34 km em linha reta, pode chegar a 45 km, devido aos desvios gerados pelas fortes correntes.

As provas de águas abertas, aliás, são classificadas em curtas, médias e longas.
  • Curtas: quando têm até 1,5 km
  • Médias: acima de 1,5 km até 3 km
  • Longas: de 5 km em diante 

Segundo a FINA (AQUA), não existem provas em lugares onde a temperatura da água esteja menor que 16º C. Por ficar um longo tempo na água, o atleta, ainda que com roupa de neoprene, pode ter hipotermia.

Quer saber mais uma diferença entre as águas abertas para a natação em piscina? Aqui, os competidores não ficam separados por raias. Por isso, pode haver muito contato físico. Essa é, aliás, uma das maiores preocupações dos juízes (árbitros), já que, como esse contato é muito frequente, alguns atletas puxam e batem em outros competidores. Se o juiz da prova julgar que o movimento foi de propósito, o atleta pode receber uma bandeira amarela de advertência ou mesmo ser desclassificado.



É claro que os árbitros se colocam em barcos acompanhando os atletas para que isso não ocorra, mas a desclassificação só acontece a partir da segunda advertência.

Outra característica do esporte: você não deve fugir da agitação das águas. O atleta não pode, por exemplo, chegar pertinho da margem de um rio, caminhar e depois voltar a nadar. Deve-se respeitar o trajeto estabelecido pela organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes