CBDA passa por novas eleições para seguir recomendação de Conselho de Ética do COB - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

CBDA passa por novas eleições para seguir recomendação de Conselho de Ética do COB

Compartilhe
A CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, entidade máxima que rege os esportes aquáticos no Brasil, decidiu antecipar eleições após levar advertência pública do Conselho de Ética, órgão independente do Comitê Olímpico do Brasil - COB. A entidade vive crise administrativa, assolada por dívidas milionárias herdada de administrações anteriores, com rompimento do patrocínio dos Correios e sem, praticamente, nenhum apoio político.



Confira a íntegra do Boletim n. 157/2019-CCB, com o ato da presidência AP n. 05/2019-CCB em anexo:


[Transcrição de O Globo] Entre as sugestões de gestão apresentadas pelo órgão do COB, está o pedido de maior transparência e convocação de uma assembléia eleitoral para decidir um sucessor de Miguel Cagnoni, o atual presidente da entidade.

Segundo boletim divulgado nesta terça-feira pela confederação, Juan Carlos Orihuela Garcete, observador da Federação Internacional de Natação - FINA, foi consultado e concordou com a resolução do Conselho de Ética, que não tem poder de decisão, apenas de sugestão.

Com isso, a direção da entidade decidiu "antecipar o processo eleitoral da CBDA ainda para o ano de 2019 em até 90 (noventa) dias da publicação do presente, conforme Edital de convocação a ser publicado na forma estatutária e atos de praxe de comunicações e autorizações do COB e FINA".

Para a realização de novas eleições presidenciais, a confederação, através de seu Comitê de Integridade, irá promover a eleição dos integrantes da Comissão de Atletas. Segundo o documento, o processo será comandado por Paulo Schmitt, diretor jurídico da CBDA.

A medida vai de encontro às articulações da oposição, capitaneada pelo presidente da federação do Rio de Janeiro, Celso Oliveira. Na semana passada, o dirigente publicou um edital pedindo uma Assembleia Geral Extraordinária para destituir Cagnoni da presidência para dar lugar ao seu vice, Luis Coelho.

Além de Oliveira, o documento também contou com a assinatura dos presidentes de outras nove federações estaduais: Harvey Jorge (MT), Paulo César (RO), Yuri Jordy (PA), José Silvio (AP), Marcelo Biazolli (SP), Ivanildo Maciel (ES), Marcelo Tiago (MS), Ricardo Sampaio (AC), Luiz Roberto (TO), além de Tammy Galera Takagi (Comissão de Atletas).


Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes