Futuro da CBDA poderá ser decidido em Assembleia Geral em Setembro

A CBDA volta a sofrer crise. A entidade é alvo de conjecturas nos últimos meses, ou seja, de evidências e acusações imprecisas com base em situação financeira degradante que acumula dívidas a partir da antiga gestão e se agravando com o rompimento do contrato de patrocínio dos Correios. Fizemos um resumo de uma matéria do Blog do Coach, que levantou pontos importantes para a comunidade aquática e ao final, lançamos um comentário estendendo a ideia desenvolvida no Papo de máster - Se não pode ajudar (clique no link). Confira:

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA


Blog do Coach:
Atendendo a um edital publicado hoje em jornal no Rio de Janeiro, está convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 16 de setembro. A nota é assinada por 10 presidentes de Federação Estaduais e pela Presidente da Comissão de Atletas Tammy Takagi.

Na nota, o grupo pede a AGE com dois pedidos específicos. O primeiro é uma prestação de contas da CBDA referente ao primeiro semestre e a segunda, mais grave, propõe a destituição do Presidente Miguel Cagnoni.

(...)

Por um outro lado, o Presidente Miguel Cagnoni já expressou intenção de deixar o cargo, entretanto, há um grupo de Presidentes que prefere uma nova eleição, e não o seu afastamento. Em caso de afastamento de Cagnoni, quem assumiria o cargo seria seu vice Luiz Fernando Coelho.

(...)

De qualquer forma, é preciso destacar que a Assembleia é soberana nas decisões da entidade e há um consenso de que o Presidente Miguel Cagnoni deve deixar o cargo, resta saber quando e a forma que isso acontecerá.

Aproveito para deixar aqui um alerta a todos os Presidentes de Federação em nome da comunidade aquática do país. Não cometam o mesmo erro que nos causou enorme prejuízo junto a FINA em 2017. Discutam e deliberem de forma democrática e sensata em plenário qual será o melhor caminho para a entidade. Imagino que todos, sem exceção, querem o melhor para o esporte aquático no país e precisamos sair desta enorme crise. Contamos com vocês!


Comentário:
A CBDA, a pesar de ser uma entidade autárquica, faz parte do interesse público além da promoção e regência de eventos dos esportes aquáticos nas modalidades: Natação, Maratonas, Saltos, Nado artístico e Polo. E como tal jamais poderia estar vivendo dias de trevas diante da atual conjuntura política. Isso se contarmos a quantidade, mesmo relativa, de esportistas eleitos em 2018 para cargos políticos e que teriam o poder de reverter essa crise a favor dos esportes aquáticos do Brasil.

Acompanhar em suas redes sociais alguns dos principais deputados eleitos em 2018, sem contar demais esportistas envolvidos em cargos nobres diante do Governo Bolsonaro, e não ver nenhuma manifestação de apoio à Confederação levanta muita suspeita sobre como a política converte expectativas criadas antes da eleição. Pagar uma dívida que chega perto dos R$ 11 milhões seria bastante desafiador, talvez nem chegasse ao tamanho de se tornar tri-campeão pan-americano, jamais chegaria aos pés de uma atitude "cristã". Porém, ser eleito e não conseguir articular junto ao Governo meios de liberação de verba para incentivos daquele esporte aquático que fez parte beira a contradição ética.

Se um candidato usou imagem de ex-nadador para se promover como eleito a deputado federal e além disso arrastou consigo milhões de votos ao atual presidente eleito, por que sequer não cita qualquer apoio à uma mísera escolinha de natação além de seus abraços a amigos políticos em redes sociais?

Se pensarmos o Brasil de forma ingênua, se pensarmos a CBDA de forma ingênua, escolhamos um lado! Escolher um lado político pode determinar a ingenuidade de contra-ataques que não muda realidade alguma, só piora. Ou seja, se mantivermos o isolamento sem interesse em união de forças, voltaremos à arquibancada para assistir Austrália, China, Hungria e EUA dominarem as próximas medalhas olímpicas. A menos de 01 ano das Olimpíadas de Tóquio 2020 e sequer temos expectativas de algum resultado que mude a lástima do Rio 2016. Foi um sonho pra mim ter estado lá, mas voltando à "Matrix", a guerra contra Smith não parece ter acabado...



Comentários

Postagens mais visitadas