Cuscuz engorda? Tire suas dúvidas sobre a iguaria nordestina - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Cuscuz engorda? Tire suas dúvidas sobre a iguaria nordestina

Compartilhe
Da Arábia ao Sertão. Do mesmo jeito que Luiz Gonzaga brincou com uma dança originária da Rússia na música Pagode Russo, o cuscuz nordestino foi importado da Arábia e adotado como arte na culinária popular.

Sendo a “sustança” (que dá vigor e força) na manhã de muitos e a força da alimentação de famílias do sertão, a iguaria coleciona apaixonados por todo o país. E no movimento crescente de preocupação com a saúde, com a boa alimentação e com a qualidade de vida, surge uma dúvida: será que cuscuz engorda?


Cuscuz x pão francês
Vamos descobrir se cuscuz engorda comparando com um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro: o pão francês.

O pão francês tem sua base na farinha de trigo refinada, rica em carboidrato simples. Após a ingestão, além de aumentar rapidamente o açúcar (glicose) no organismo – pode contribuir para o surgimento da obesidade – não garante a saciedade, pois é pobre em fibras.

Já o cuscuz vem diretamente do milho e herda alguns de seus nutrientes e benefícios, como, por exemplo, vitaminas, minerais, além de possuir baixo valor calórico, se comparado ao pão francês. Dentre as vitaminas presentes, possui a vitamina A, que ajuda na pele e na proteção contra o sol, sendo também, ótima para a visão.

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50 g de cuscuz contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.


Cuidado com os acompanhamentos ou o cuscuz engorda sim
É cuscuz com ovo, com salsicha, com carne do sol ou mesmo com carneiro. Legumes, queijo e chocolate são outros acompanhamentos para o cuscuz. Tem variação de prato com cuscuz para todos os gostos e é aí que mora o perigo. A iguaria tem nutrientes e benefícios, mas, dependendo dos acompanhamentos, pode se tornar uma escolha ruim.

Por isso, evite o consumo de alimentos embutidos e defumados, frituras e ricos em sódio como acompanhamentos. Logo, o cuscuz engorda, se não houver moderação na hora de comer.


Um aliado na dieta
Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação e de acordo com a recomendação do seu nutricionista.

É recomendável que se coloque no prato do almoço e jantar, apenas uma opção de alimentos fontes de carboidrato, de preferência que contenha maior teor de fibras, ou seja, arroz integral, macarrão integral, batata doce, inhame ou macaxeira. Para aumentar o teor de fibras do cuscuz, acrescente farelo de aveia, farinha de linhaça, linhaça ou semente de chia à massa antes de ir ao fogo.

Fonte: D. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção. Estamos reeditando e atualizando o blog para melhor atender à comunidade aquática. Em breve, calendários e regulamentos estarão disponíveis de forma sincronizada entre os eventos programados ao longo do ano.

Aniversariantes