- Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial;
- Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras. A concentração desse nutriente é acima da média da maioria das frutas. Com isso, a jaca contribui para manter o intestino saudável;
- Pode ser utilizada em uma estratégia para prevenção da anemia, já que é fonte de ferro de alta disponibilidade e também de vitamina C, que ajuda na absorção do ferro.
- É uma boa fonte de carboidratos, fornecendo bastante energia, podendo ser ótima opção de lanche no pré e no pós-treino;
- Rica também em vitamina A.
- Indivíduos com intestino sensível devem moderar no consumo da fruta, por ser muito rica em fibras;
- Diabéticos com controle de insulina injetável precisam prestar atenção à correção da glicemia. Mas isso vai depender de como está o controle dietético. Ao consumir um pouco de jaca após um almoço com arroz, feijão, proteína e salada, o impacto será menor do que quando a fruta, rica em açúcares naturais como a frutose, entra no lugar de uma refeição.
"Como toda fruta, ela tem uma variedade de vitaminas, minerais e compostos bioativos. Comparando com outras frutas, tem uma quantidade de ferro relevante, cuja absorção é otimizada pela presença de vitamina C, e é muito rica em fibras, que melhoram o trato intestinal. A jaca também é fonte de lignina e lignanas que, presentes alimentos como a linhaça, têm uma ação importante no intestino, ajudando a reter água e auxiliando na absorção de nutrientes" – enumera Luglio, "acrescentando que, para ter esses benefícios, é só despolpar a jaca, tirando a semente, e comer a fruta ou fazer um suco".
"Uma das grandes vantagens é que, pelo sabor, ela pode substituir alguns doces no dia a dia. Essa não é uma fruta que se costuma comer em demasia. Mas, para qualquer perfil de pessoa, não é recomendável exceder a porção de uma xícara da polpa diariamente" – completa a nutricionista e fitoterapeuta.
"Ao substituir a carne animal com a carne de jaca, a pessoa não terá uma fonte de proteínas. Do ponto de vista nutricional, a carne de jaca é uma fonte de fibras. Mas a população brasileira consome menos fibras do que a recomendação diária e ingere mais proteína do que precisa. Por isso, a carne de jaca pode ser um substituto dietético interessante, quando usada no lugar da carne. Ao usá-la duas vezes na semana, a pessoa já reduz drasticamente as quantidades de gordura animal saturada e colesterol consumidas, o que pode contribuir para reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares" – explana a nutricionista da SVB.
Jaca é saudável e deliciosa!
ResponderExcluir