A natação entrou na vida de Breno Martins Correia por uma questão de saúde, mas se transformou em sua grande paixão e propósito. Natural de Salvador/BA, o atleta de 26 anos começou a praticar o esporte ainda na infância, por recomendação médica.
“Eu ficava muito doente quando era moleque, e os médicos diziam que a natação era o esporte mais completo. Comecei por saúde, mas acabei tomando gosto e estou aí até hoje”, conta.
O estudante-atleta não imaginava que as primeiras braçadas o levariam tão longe. Hoje, Breno é um dos principais nomes da natação brasileira, com participações nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024. Inspirado por ídolos como César Cielo, cujo ouro olímpico em 2008 marcou sua infância, ele transformou o sonho em trajetória.
“Foi naquele momento que eu pensei: quero isso pra mim também”, relembra.
Com uma carreira marcada por conquistas expressivas, o nadador chegou ao JUBs 2025 como um dos grandes nomes da natação universitária brasileira. O atleta soma três medalhas em Mundiais, incluindo um ouro com recorde mundial e dois bronzes. Nos Jogos Pan-Americanos, são sete medalhas: quatro de ouro e três de prata, além de cinco pódios em Jogos Sul-Americanos, com três ouros, uma prata e um bronze.
Atualmente, Breno divide o alto rendimento com a vida acadêmica. Estudante da FAM – Centro Universitário das Américas, ele encontrou no ensino a distância a solução para conciliar treinos e estudos. Formado em Administração desde 2021, cursa Economia, que conclui neste semestre, e já iniciou uma nova graduação em Gastronomia.
“Pode parecer bem diferente dos outros cursos, mas é o jeito que encontrei de seguir aprendendo e explorando outras áreas”, explica.
Mesmo com a rotina intensa de treinos, Breno vive um grande momento na carreira. Em sua estreia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistou duas medalhas de ouro, nos 200m e 400 m livre, e celebra a oportunidade.
“O JUBs veio numa boa hora, pouco antes das principais competições do segundo semestre. Está sendo uma experiência muito legal e motivadora”.
O nadador já mira os próximos desafios: o Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Sênior e o Campeonato Paulista Sênior, antes de entrar de vez no ciclo que leva a novas seletivas internacionais. Entre os planos, estão o Campeonato Pan-Pacífico, os Jogos Sul-Americanos e o Mundial de Piscina Curta, todos os passos que o aproximam de um objetivo maior: os Jogos Olímpicos de 2028.
Mais do que conquistas, Breno leva do esporte aprendizados para a vida.
“A natação me ensinou disciplina, resiliência e a importância de recomeçar quando algo não sai como o esperado. O esporte é tudo de bom, faz bem para o corpo, para a mente e para o coração”.
Com os pés firmes no chão e os olhos voltados para o futuro, Breno prefere pensar “um dia de cada vez”, mas sem perder o foco no que vem pela frente.
“Espero que o futuro reserve coisas boas para mim nesse ciclo olímpico. Estou ansioso, mas pronto para o que vier”.
O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira Do Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria Do Esporte e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Natal.
Fonte: CBDU


Nenhum comentário:
Postar um comentário