Tocha Olímpica | O que é a cerimônia de acendimento? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Tocha Olímpica | O que é a cerimônia de acendimento?

Compartilhe
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 já está com a chama olímpica brilhando no santuário de Olímpia, na Grécia.  As pedras das ruínas do templo da antiga cidade é considerada o berço dos Jogos da AntiguidadeDurante três semanas, a chama percorrerá toda a Grécia, até ser recebida em Marselha, na França, no dia 08 de maio. A nadadora francesa e campeã olímpica Laure Manaudou foi a primeira portadora da Tocha, ao receber a chama acesa do remador grego Stefanos Ntouskos, campeão Olímpico em Tóquio 2020 e primeiro portador da Tocha Paris 2024.

O que é a cerimônia de acendimento da chama olímpica e onde ela acontece? 
A tradição da chama vem das cerimônias dos Jogos Olímpicos da antiguidade, que ocorriam na cidade de Olímpia, na Grécia – mesmo local que recebeu a Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica de Paris 2024.

Para os gregos, o fogo era um elemento sagrado, e chamas perpétuas eram mantidas acesas em frente aos principais templos. Durante os Jogos Olímpicos antigos, uma chama ficava acesa permanentemente no altar do santuário da deusa Hestia, e chamas adicionais iluminavam os templos de Zeus e Hera.

Hoje, a chama olímpica é acesa em frente às ruínas do templo de Hera por uma atriz que representa a alta sacerdotisa, utilizando um recipiente parabólico (conhecido pelos antigos gregos como Skaphia) que reflete os raios solares para acender a chama.

Ruínas de Olímpia, Grécia
Créditos: D.P.


O que acontece com a chama olímpica depois de acesa?
A chama olímpica é colocada numa urna e levada ao palco original dos Jogos Olímpicos por Hestiada (a sacerdotisa guardiã do fogo). Ali, é entregue junto com um ramo de oliveira, símbolo universal da paz, à primeira pessoa que vai carregar a tocha Olímpica.

O portador da tocha segue para o Coubertin Grove, memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. A chama carregada é usada para acender o altar principal, que fica lado do monumento onde o coração de Pierre de Coubertin, fundador do movimento Olímpico moderno, está enterrado.

A chama Olímpica é repassada para um segundo portador da tocha, que representa o país anfitrião dos Jogos Olímpicos 2024 – a França! A partir dali se inicia o revezamento de 11 dias, durante o qual a chama Olímpica será transportada por toda a Grécia por mais de 550 pessoas, que terão a honra de carregar a tocha.

Ruínas de Atenas, Grécia
Créditos: D.P.


Quando é a cerimônia de entrega da chama olímpica?
A chama olímpica chegará a Atenas na sexta-feira, 26 de abril, às 12:30, horário de Brasília, no Estádio Panatenaico. O evento marca a entrega oficial da chama ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Após essa cerimônia, a tocha passará a noite na Embaixada da França em Atenas, antes de embarcar no Belém (o famoso navio de três mastros que foi lançado pela primeira vez em 1896) e, no dia seguinte, segue para Marselha, na França, onde chegará com honrarias no dia 08 de maio.

Fonte: Olympics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes