Regras oficiais para trajes | Conheça os trajes aprovados para competição de Águas Abertas - Natação do RN

NatacaoPotiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

demo-image

Regras oficiais para trajes | Conheça os trajes aprovados para competição de Águas Abertas

Compartilhe
Os trajes para competir provas de Águas Abertas já estão numa lista de aprovados para a temporada 2025. A lista encontra-se no site da World Aquatics e recentemente, a CBDA publicou boletim assegurando cumprimento às regras oficiais da modalidade.


– O problema do Neoprene
Trajes de neoprene só são permitidos em provas cuja temperatura da água esteja abaixo dos 18º C. Segundo regras oficiais (OWS 7.1 e 7.2), tais trajes devem "cobrir completamente o tronco, costas, ombros e joelhos. Eles não devem ultrapassar o pescoço, pulsos e tornozelos". Acima desse limite de temperatura, os trajes de neoprene são proibidos.

Eles são destinados a resguardar a temperatura corporal diante de um ambiente adverso e pelas regras, todos os competidores devem usar o traje se a temperatura estiver abaixo dos 18º C. Ou seja, se o atleta não tiver esse traje de reserva, não poderá comparecer à prova, por mais que queira se arriscar.

Tomada em 03 pontos diferentes do trajeto da prova, se a temperatura estiver acima dos 18º C, nenhum competidor poderá usar o neoprene. Quando um atleta usa neoprene acima dos 18º C, ele está buscando vantagem competitiva por conseguir deslizar e flutuar melhor na água contra os demais competidores. Por isso, a regra deve ser aplicada a todos nas mesmas condições de igualdade.


– Toucas
Uso de toucas é opicional para provas individuais (existem atletas que preferem nadar sem toucas). No entanto, quando se trata de prova de revezamento, é obrigatório usar toucas, veja o que a regra diz: 
"Todos os nadadores da mesma equipe de revezamento devem usar toucas da mesma cor, como relatado na regra OWS 1.2.1 (provas de revezamento)", cf. OWS 7.4.

– Temperatura cima dos 18º C – trajes aprovados
Quando a temperatura da água está acima dos 18º C (maior parte do litoral brasileiro durante o ano), os trajes podem ser sungas, macacões ou calções, desde que NÃO cubram o pescoço nem se estendam pelos ombros ou tornozelos.
"Para as competições de águas abertas com temperatura da água a partir de 18º C, os trajes (masculino e feminino) não devem cobrir o pescoço, não estender para além do ombro e como também não estender abaixo do tornozelo. Além disso, os trajes para as águas abertas ainda deveram cumprir todas as regras aplicáveis de trajes para modalidade de natação de competições de piscina", cf. OWS 7.1.

traje-feminino

– Regulamentação pela CBDA
O boletim nº 040/2025 da CBDA regulamenta o uso de trajes atingindo a todos os nadadores, independente de categoria. Para campeonatos brasileiros e copa brasil, os nadadores do petiz já são enquadrados igualmente nas mesmas condições das regras, assim como as demais categorias acima. O boletim também passa a...
"Assegurar a igualdade de condições de competição entre todos os atletas, harmonizando as normas que regem as modalidades aquáticas sob gestão da CBDA e garantindo tratamento isonômico entre os competidores. Ressalta-se que esta medida está alinhada às diretrizes desportivas nacionais e internacionais, objetivando equidade e transparência no desenvolvimento das provas"

Veja a lista de trajes aprovados pela World Aquatics:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages