A 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Tocha olímpica é acesa em Olímpia - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

A 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Tocha olímpica é acesa em Olímpia

Compartilhe
Faltam 100 dias para os Jogos Olímpicos de Paris. A contagem regressiva já começou, com a chama olímpica brilhando no santuário de Olímpia, na Grécia! Após 100 anos de espera, a chegada da chama olímpica em solo francês marcará o início de três meses de celebração.

Após o acendimento da tocha no santuário de Olímpia, na contagem regressiva, estaremos a apenas três semanas para Marselha, na França, receber a chama olímpica no dia 08 de maio. A expectativa é de muita emoção.

Na cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico Helênico, a chama olímpica ganha vida na pura tradição ancestral dos Jogos, com a ajuda dos raios solares, no sítio arqueológico de Olímpia. A cerimônia tem a nadadora francesa e campeã olímpica Laure Manaudou como primeira portadora da Tocha, ao subir ao palco para receber a chama acesa do remador grego Stefanos Ntouskos, campeão Olímpico em Tóquio 2020 e primeiro portador da Tocha Paris 2024.
"Que honra ser a primeira francesa portadora da Tocha!", disse Laure Manaudou. "Isso é ainda mais especial para mim, porque tenho uma forte conexão com esse país, no qual minha carreira deu uma guinada decisiva. Carregar a chama no solo de Olímpia, a origem ancestral dos Jogos, traz muitas lembranças e emoções. Tenho muito orgulho de representar a França nesta cerimônia de acendimento da chama, que marca o início da contagem de 100 dias para os Jogos!"

Créditos: https://olympics.com


Para o presidente do COI, Thomas Bach:
"A chama Olímpica levará o espírito Olímpico daqui, nossas raízes ancestrais, por toda a França e por Paris - fazendo a Cidade Luz brilhar ainda mais. A chama Olímpica irá brilhar do início ao fim dos primeiros Jogos Olímpicos inspirados na Agenda Olímpica. Esses Jogos Olímpicos serão mais jovens, mais inclusivos, mais urbanos, mais sustentáveis. Serão os primeiros Jogos Olímpicos com total paridade de gêneros, porque o COI ofereceu exatamente 50 por cento das vagas a atletas mulheres e homens".


A cerimônia oficial, que envolve um bailado, decorre no antigo estádio olímpico grego. A chama olímpica foi acesa junto às ruínas do templo Hera, com recurso ao sol e a um espelho cilíndrico — tal como era feito pelos gregos da antiguidade. No final da cerimónia, a ‘suma sacerdotisa’ pousou a chama numa das pedras das ruínas do templo da antiga cidade que é considerada o berço dos Jogos da Antiguidade e acendeu a tocha que estava nas mãos de Stefanos Douskos.

Créditos: https://olympics.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes