A World Aquatics – AQUA (antiga FINA – Federação Internacional de Natação) dispõe, nos links abaixo, as regras das modalidades aquáticas: Natação, Águas Abertas, Nado Artístico, Polo Aquático e Saltos Ornamentais. As regras traduzidas em português foram publicadas pela CBDA e são válidas até 2025.
As principais mudanças estão nas provas de medley e de peito. No medley, a entidade especifica a interpretação do texto para a mudança do nado peito para o nado livre:
“Deixar a parede nas costas durante a parte do nado livre é permitido, mas nenhuma ação de ondulação (ou golfinhada) é permitida até que o nadador tenha retornado além da vertical até o peito, ponto em que a ondulação pode começar”.
No nado peito, a World Aquatics retirou a exigência que determinava que obrigava os nadadores a estarem com os braços no mesmo plano horizontal. A exigência para que as pernas também estivessem no mesmo plano também foi retirada.
Outra mudança que merece atenção é para as tentativas de recorde mundial em provas fora do programa, como por exemplo "tentativas isoladas". Antes, era necessário fazer um pedido com três dias de antecedência. Agora, ela pode ser feita a qualquer momento, durante a competição, por exemplo.
As novas regras completas estão nos links:
Natação
Águas Abertas
Nado Artístico
Polo aquático
Saltos ornamentais
Fontes: CBDA/AQUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário