Esportes aquáticos iniciam disputa dos Jogos Pan-americanos - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Esportes aquáticos iniciam disputa dos Jogos Pan-americanos

Compartilhe
Os Jogos Pan-Americanos começam nesta sexta-feira, em Santiago, no Chile. Das cinco modalidade aquáticas, o Brasil conseguiu levar 88 atletas integrantes, sendo a maior número do Time Brasil. A competição vai até o dia 05 de novembro e vale vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Saltos ornamentais
Os primeiros atletas dos esportes aquáticos a cair na piscina são dos Saltos Ornamentais. A modalidade tem início nesta sexta-feira, antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos. Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso marcam a estreia do Brasil, na prova de plataforma. A equipe também conta com Isaac Souza que, ao lado de Ingrid Oliveira, garantiram vaga para o Brasil nos Jogos de Paris 2024, via Mundial de Fukuoka. Os Saltos Ornamentais são disputados entre 20 e 25 de outubro.


Natação
A natação também tem na disputa por medalhas já nos primeiros dias de competição em Santiago. Com uma delegação de 42 atletas, a modalidade chega ao Chile para manter o título de “carro-chefe” do Time Brasil. Em Lima 2019, a natação brasileira conquistou 30 medalhas e fez sua melhor campanha da história em Pan-americanos.

Para Santiago, a equipe brasileira conta com o medalhista olímpico em Tóquio, Fernando Scheffer, que, inclusive, é o porta-bandeira do Time Brasil, com o medalhista no Campeonato Mundial de Budapeste, Guilherme Costa, além da finalista em provas individuais nos dois últimos Campeonatos Mundiais, Beatriz Dizotti. A natação é disputada entre os dias 21 e 25 de outubro


Maratona Aquática (10 km)
A maratona aquática brasileira também chega fortíssima aos Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira repetirá a dupla Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut que conquistaram ouro e bronze, respectivamente, em Lima 2019. Viviane também disputará as provas de piscina em Santiago.  A maratona aquática é disputada no dia 29 de outubro.


Nado artístico
O nado artístico do Brasil chega a Santiago buscando afirmação. No dueto, que busca vaga olímpica, Laura Miccuci, Gabriela Regly e Jullia Catarino caem na água para fortalecer a rotina que é apresentada na disputa da vaga olímpica para Paris 2024.

Com uma equipe bastante renovada, a seleção brasileira de nado artístico busca repetir o bom desempenho de Budapeste, quando alcançou finais, para voltar ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. O nado artístico é disputado entre os dias 31 de outubro a 03 de novembro.


Polo aquático
No polo aquático, o Brasil vai em busca de duas vagas olímpicas. Para isso, as duas seleções brasileiras tiveram um grande período de preparação na Europa, que contou com treinos e jogos contra times espanhóis, além de sessões de treino com medalhistas olímpicos, mundiais e grandes nomes da modalidade. A ação contou com apoio do Comitê Olímpico do Brasil.

No masculino, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Estados Unidos, Porto Rico e México. No feminino, a seleção brasileira também enfrenta Estados Unidos e Porto Rico, além do Chile. O polo aquático começa no dia 30 de outubro e termina no dia 04 de novembro.


Vagas Olímpicas
Os Jogos Pan-Americanos valem vaga olímpica, porém existem uma série de critérios. Veja abaixo como será a distribuição de cada modalidade.

  • Natação: Vale vaga, porém a Seletiva Olímpica Nacional de 2024 será soberana.

  • Nado artístico: Os campeões de Equipe e Dueto estão automaticamente classificadas para Paris.

  • Saltos ornamentais: Vale vaga, desde que o país não tenha garantido vaga via Mundial.

  • Polo aquático: Os campeões estão automaticamente classificados para Paris.

  • Maratona aquática: Não vale vaga.


Transmissão
O Canal Olímpico do Brasil, o YouTube do Time Brasil e a Caze TV transmitem o evento.

Fonte: CBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes