Cacau, cúrcuma e outros alimentos que melhoram a performance - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Cacau, cúrcuma e outros alimentos que melhoram a performance

Compartilhe
Hoje em dia a nutrição está muito presente quando o assunto é esporte e cada vez mais se discute qual dieta seria a melhor. A resposta é que depende tanto da modalidade que a pessoa pratica quanto do objetivo a ser alcançado com aquele esporte, se a pessoa deseja hipertrofia ou emagrecimento ou ainda somente um estilo de vida mais saudável.


O cacau comprovadamente melhora da oxigenação cerebral e tenho certeza que o chocólatras sabem desse beneficio. Já a curcumina, presente na cúrcuma e no curry, é responsável por ações muito importantes no nosso organismo, como por exemplo anti-oxidação, melhora da função cognitiva, estimulação do sistema imune e função anti-inflamatória.

Suplementos de recovery (recuperação), como BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada), têm importância para recuperação cognitiva em algumas encefalopatias. Os BCAA’s também funcionam para retardar a fadiga durante a atividade física.

Quando falamos sobre nutrição não podemos esquecer que é preciso que ela esteja associada à prática de exercício frequente e contínuo para atingir todo seu potencial. É essencial que a atividade física seja prazerosa para que a pessoa faça por gostar e não fazer por obrigação. Há vários benefícios para a parte cognitiva, como uma melhora da vascularização como um todo e um melhor manejo do estresse quando feita naturalmente.

É importante frisar também a importância do hormônio estradiol enquanto praticamos atividade física, já que ele age melhorando nossa função cognitiva através de estímulos para síntese de neurotrofinas. O estrogênio age na força do músculo esquelético em mulheres, preservando a massa muscular. A perda de estrogênio durante a menopausa é normal em atletas mulheres entre 45 a 55 anos, que precisam buscar um médico ou ginecologista do esporte evitando prejudicar seus treinos e repor se necessário e se tiver queixa clinica, mas jamais usando hormônios masculinos.


Treinar o estômago junto do corpo é um assunto de muito foco, devido às grandes vantagens desta estratégia, como, por exemplo:
  • Redução da percepção de inchaço;
  • Aumento da velocidade de esvaziamento gástrico;
  • Estímulo à capacidade de absorver os carboidratos e maior entrega destes ao músculo, levando a um aumento significativo da performance destes atletas.

Veganos
Dieta vegana é algo que vem aparecendo cada vez mais em discussões de influência em performance. Será que ela diminui a performance? A resposta é não. Esta dieta é tão eficaz quanto uma dieta carnívora normal, mas leva à necessidade de suplementar algumas vitaminas, como a vitamina B12, e desafios como atingir as necessidades energéticas e superar desconforto intestinal e menor ingestão proteica.
  • Há varias estratégias para resolver a ingesta de energia, aumentando o consumo de líquidos e fontes densas de carboidratos;
  • O desconforto intestinal pode ser resolvido com o consumo de leguminosas;
  • E, por fim, o consumo de proteínas satisfatório seria obtido se alimentando de proteína texturizada de soja (PTS), por exemplo.


Sistema imunológico
Lembre-se da individualidade de cada atleta e suas necessidades, junto de um maior enfoque à importância da ingestão de líquidos e regulação da temperatura corporal para que nosso organismo performe perto do 100%, até mesmo conhecer o tipo de exercício que o atleta faz são pontos de suma importância para determinar a potência anaeróbia do exercício e a velocidade que o mesmo degrada suas fontes de energia como gordura ou carboidratos.


Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes