Vídeo: Paris 1924 foi a olimpíada das primeiras estrelas do esporte - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Vídeo: Paris 1924 foi a olimpíada das primeiras estrelas do esporte

Compartilhe
Os Jogos Olímpico de Paris 2024 vão rolar exatamente 100 anos após a realização da Olimpíada de 1924, a segunda realizada na "Cidade Luz". E hoje você vai conhecer as grandes histórias e curiosidades desta edição que ficou marcada pelo surgimento de grandes estrelas do esporte. Teve um atleta que ficou tão famoso que virou estrela de cinema.



Para saber detalhes das Olimpíadas parisienses, o historiador francês Sylvain Bouchet conta que Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos da Era Moderna, fazia questão de trazer a Olimpíada de volta à Paris em 1924, porque guardava más lembranças do que rolou nos Jogos de 1900.

Fora toda a politicagem, a Olimpíada de Paris também ficou marcada por outros dois fatores:
"O grande destaque é a ascensão de estrelas do esporte. Também é possível de destacar a cobertura da imprensa, cada vez com a presença de veículos importantes de rádio e de jornal. E isso contribuiu com a criação de estrelas", pontuou Bouchet.

E entre essas estrelas, o historiador cita o norte-americano Jhonny Weissmuller. Em Paris, ele ganhou três medalhas de ouro na natação e ainda estava no time de polo aquático da França, que faturou o bronze.

"Ele é aquela pessoa que atrai imediatamente a atenção dos jornalistas. Ele tinha um treinamento particular, tinha uma técnica de nadar especial, então é isso que explica tamanho sucesso. Mas ele também é aquele cara que ama os holofotes, que sabe se portar em frente às câmeras. E aqui vai uma curiosidade: ele se torna um ator extremamente famoso após interpretar o Tarzan alguns anos depois", detalhou Bouchet. 

O especialista em Jogos Olímpicos acrescentou que outro ponto que surgiu nos Jogos de 1924 foi o debate sobre a participação de atletas profissionais nos jogos.

"É um momento ambíguo para o Olimpismo porque descobrimos que alguns atletas, como Paavo Nurmi, que ganhou muitas medalhas, frequentavam uma linha um pouco vaga, a linha entre profissionalismo e amadorismo, que ainda era pretendida naquela época dos Jogos Olímpicos. Isso só vai mudar nos anos 90, a partir de 1992", explicou.

O historiador se refere a um finlandês que ganhou cinco medalhas de ouro, sendo outra grande estrela de Paris 1924. Especialista em corridas de média e longa distâncias, Nurmi disputou três Olimpíadas, mas foi impedido de competir nos Jogos de Los Angeles 1932, porque foi considerado profissional.

Conforme disse Bouchet, atletas profissionais só foram permitidos para disputarem os Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992. O maior símbolo desta concessão foi o Dream Team de basquete dos Estados Unidos, que reuniu grandes estrelas da NBA.

Fonte: Olimpíada todo dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes