Franklin Rodrigues é campeão brasileiro nos 1,5 km de Águas Abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Franklin Rodrigues é campeão brasileiro nos 1,5 km de Águas Abertas

Compartilhe
O blogger e nadador Franklin Rodrigues [pseudo] tornou-se campeão brasileiro de águas abertas ao vencer a prova de 1,500 km durante a Copa Brasil de Águas Abertas realizada na praia de Inema, em Salvador/BA. A competição nacional promovida pela CBDA em parceria com a FBDA foi a última do circuito anual de 2022 e elencou o ranking final dos atletas por categoria e por equipes. Com o feito, o RN agora tem seu mais novo campeão nacional de Águas Abertas, além do consagrado nadador José Januário.


A 9ª  Copa Brasil de Águas Abertas foi realizada em 12 etapas durante o ano, permitindo que os atletas nadassem provas como os 1,5 km, 2,5 km e os 5,0 km. A última etapa da competição aconteceu junto às últimas etapas do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas e do Troféu Ana Marcela Cunha, nos dias 03 e 04 de dezembro, reunindo mais 1.200 atletas ao todo.

O Campeonato Brasileiro teve inscritos 51 atletas no feminino e 89 no masculino para a prova de 5 km. Na prova de 10 km, foram 48 nadadoras e 75 nadadores. Na Copa Brasil, foram 112 nadadoras e 135 nadadores só na prova de 1,5 km. Já nos 2,5 km, 79 mulheres e 174 homens se inscreveram pra disputar a prova. E nos 5,0 km, 64 nadadoras e 172 nadadores participaram da disputa.

Foto: Arquivo pessoal


Ambos eventos também aconteceram junto a Copa Bahia Internacional com seleções do Brasil, Chile, Equador, Uruguai, Argentina, Venezuela e Itália.


Medalhista Olímpico Edvaldo Valério
Além disso, o medalhista olímpico Edvaldo Valério marcou presença abrilhantando sua participação na prova de 5,0 km da Copa Brasil. Edvaldo foi bronze em Sidney 2000, no Revezamento 4x100 m Livre do Brasil, com Fernando Scherer, Gustavo Borges e Carlos Jayme.

Blogger Franklin Rodrigues e o medalhista olímpico Edvaldo Valério 
Copa Brasil de Águas Abertas de 2022, Inema - Salvador/BA
Foto: Arquivo pessoal


Disputa nos últimos metros
A modalidade de Águas Abertas aos poucos está deixando de se tornar "monótona", para fomentar grandes disputas dentre atletas competitivos. No início do ano, ainda na primeira etapa da Copa Brasil realizada em João Pessoa/PB, Franklin havia conquistado medalha de prata, ao perder no toque por incríveis 02 segundos, na prova de 2,5 km. Desta vez, parece que o atleta aprendeu a lição quando disputou nos últimos metros e bateu na frente por apenas 04 segundos pro segundo colocado, na prova de 1,5 km.



Com o título, Franklin torna-se o primeiro nadador potiguar da categoria 40 a 44 anos a se tornar campeão brasileiro de águas abertas.

Foto: Arquivo pessoal


Conquistas sem técnico
Uma coisa que não deve ser recomendada a nenhum atleta, principalmente aos iniciantes, é participar de competição sem acompanhamento técnico. A realidade de Franklin é diferenciada e excepcional, tendo em vista seu conhecimento especializado em treinamento específico para fundistas. As principais medalhas de campeonatos brasileiros que o atleta conquistou tanto na categoria masterquanto agora nas águas abertas são exclusivamente de cunho pessoal.

Foto: Arquivo pessoal


Homenagem ao pai
Recentemente, Franklin perdeu um dos maiores incentivadores do esporte em sua vida, que foi seu pai. Nas semanas que antecederam a morte de seu pai, houve a última competição master do ano promovida pela FAN em que Franklin conquistou apenas uma medalha de prata e outra de bronze. Ao visitar o pai no hospital após a competição, mostrou então as medalhas conquistadas, quando então seu pai disse com muita convicção: "A próxima é de ouro".

De fato, isso soou quase como uma profecia, sem saber que iria se cumprir exatamente na primeira prova nadada na Copa Brasil de Águas Abertas, em Salvador/BA. O pai de Franklin não pôde ver a conquista do ouro nos 1.500 m de águas abertas, mas bem lembrou o que Jesus disse: "Bem-aventurados os que creram sem ter visto" – Jo 20,29.

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes