Eleição para o Comitê de Atletas da FINA tem 29 candidatos. Ana Marcela é única representante do Brasil - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Eleição para o Comitê de Atletas da FINA tem 29 candidatos. Ana Marcela é única representante do Brasil

Compartilhe
As eleições ocorrerão durante o 19º Campeonato Mundial da FINA Budapeste 2022, que acontece de 18 de junho a 03 de julho de 2022 na capital húngara. A votação para as cinco modalidades aquáticas que fazem parte do 19º Campeonato Mundial da FINA – natação, saltos ornamentais, polo aquático, nado artístico e águas abertas – acontecerá via votação eletrônica em Budapeste. Todos os atletas que competem no 19º Campeonato Mundial da FINA são elegíveis para votar.


O período de votação para os nadadores decorrerá de 16 a 25 de junho. Já o período de votação para as outras quatro modalidades em Budapeste será de 16 a 28 de junho.

Com a modalidade de salto alto ("high diving") fora do calendário de competições do 19º Campeonato Mundial da FINA, a eleição dos atletas de salto alto ocorrerá com votação por correio. Todos os atletas de high diving que competiram no 18º Campeonato Mundial da FINA 2019 podem votar em seu representante durante a eleição de 2022. A comissão de atletas da FINA será anunciada em 29 de junho.

Composição do Comitê de Atletas da FINA
Vinte atletas serão eleitos para o Comitê de Atletas da FINA em Budapeste. O presidente da FINA nomeará seis atletas para o comitê, além de seis membros honorários, com todos os indicados presidenciais sujeitos à aprovação do Bureau da FINA.

Caso um atleta eleito seja membro da comissão de atletas do COI, ele também se tornará parte do Comitê de Atletas da FINA. Atualmente, Daniel Gyurta (natação) da Hungria e Federica Pellegrini (natação) da Itália foram eleitos por seus pares olímpicos para o Comitê de Atletas do COI. Tanto Gyurta quanto Pellegrini se juntarão ao coletivo de atletas da FINA, para ajudar a garantir que a voz dos atletas seja representada em todos os níveis de tomada de decisão dentro do órgão global do esporte.

Representantes de atletas competiram nos níveis mais altos dos esportes aquáticos
Todos os 29 candidatos na eleição cumpriram o requisito de elegibilidade de ter competido em uma das duas edições anteriores do Campeonato Mundial da FINA (Gwangju 2019 / Budapeste 2017), ou dos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020 / Rio 2016) ou estarão competindo em o próximo 19º Campeonato Mundial da FINA.

A brasileira Ana Marcela Cunha, ouro nos 10 km em Tóquio 2020, é a única representante brasileira dentre as 05 modalidades aquáticas. Eleita 07 vezes a melhor atleta do mundo, Ana Marcela é considerada a melhor atleta de Águas Abertas da história da modalidade. Em Budapeste, ela vai em busca de medalhas nas provas de 5 km, 10 km e 25 km. Ela possui 11 medalhas em Campeonatos Mundiais: 05 de ouro, 02 de prata e 04 de bronze.

Fonte: FINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes