Nadadora potiguar encara Campeonato Brasileiro - Troféu Brasil de Natação - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Nadadora potiguar encara Campeonato Brasileiro - Troféu Brasil de Natação

Compartilhe
A nadadora potiguar Karen Liberato é a única atleta potiguar do feminino que encara o Campeonato Brasileiro – Troféu Maria Lenk, no período de 09 a 12 de dezembro, na piscina do Clube Vasco da Gama, no Rio de Janeiro/RJ. Além de Karen, o também potiguar e já consagrado campeão brasileiro Ney Lima Filho também estará presente encarando a elite da natação brasileira. Enquanto Karen nada pela equipe potiguar do Aeroclube, Ney continua representando o Minas Tênis Clube desde quando foi contratado em 2019.

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk recebe os melhores nadadores do Brasil num evento que marca o retorno das competições nacionais de forma presencial em 2020. Toda expectativa para os melhores desempenhos dos potiguares na competição.

O Troféu Brasil, originalmente realizado em abril, precisou ter suas datas e formatos alterados por conta da pandemia. A competição teve limite de inscritos e terá duros protocolos de prevenção à proliferação da COVID-19. Segundo informações da CBDA, a entidade elaborou um rigoroso protocolo para evitar ao máximo a contaminação de atletas, treinadores e todos os envolvidos na competição. Ao todo, o Troféu Brasil terá 289 atletas inscritos. Entre eles, Bruno Fratus, "potiguar de coração", medalha de prata na última edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Gwangju, na Coréia do Sul.

Estamos muito felizes com o retorno das competições presenciais, depois de tanto tempo com restrições em razão da COVID-19. A expectativa é muito boa. Os atletas conseguiram voltar aos treinos há alguns meses e estão ansiosos para competir. Com certeza eles estão muito motivados para o Troféu Brasil”, disse o diretor de Natação, Eduardo Fischer.

O Troféu Brasil será seletiva para a formação da seleção brasileira que irá ao Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires, adiado para 2021. A seleção será formada por atletas com menos de 20 anos, com o objetivo de dar experiência internacional para os jovens nadadores do Brasil.

Acredito que teremos bons tempos no Troféu Brasil. Alguns atletas já competiram esse ano,  outros ainda não tiveram essa oportunidade. A competição é válida para o Sul-Americano, então gera uma expectativa ainda maior para os atletas mais jovens. Isso tudo traz o clima de competição que é o que todos nós gostamos”, completou.

Por conta da pandemia, a CBDA modificou o regulamento da formação da seleção e os atletas que não se sentirem seguros a viajar ao Rio de Janeiro, podem fazer tomadas de tempos locais, chanceladas pelas Federações Estaduais. Estes tempos serão registrados no histórico do atleta, valerão para ranking e o atleta poderá participar da seleção brasileira.

Além das novidades quanto à formação da seleção, o Troféu Brasil teve mais uma novidade a premiação em criptomoedas que serão feitas pelo Mercado Bitcoin, patrocinador oficial da competição. As premiações serão feitas nas provas de skin, no revezamento 4x50m livre misto e para os melhores índices técnicos da competição. O Troféu Brasil de Natação terá transmissão ao vivo pela TV CBDA, com eliminatórias às 9h30 e finais às 18h. Os resultados estarão disponíveis sempre na página do evento.

Enquanto Karen beira a barreira dos 27.00'' nos 50 m Livre, podendo se tornar a primeira mulher do RN a fazer abaixo de 27.00'' e quem sabe conseguir vaga numa final, Ney também beira a barreira, agora dos 57.00'' nos 100 m Costas. Karen nada na quinta-feira (10); já Ney irá nadar os 200 m Costas na quinta (10), os 100 m Livre na sexta-feira (11) e os 100 m Costas no sábado (12/dezembro).

Confira os links:
Em 2018, Ney (esq.) e Karen (dir.) tinham sido melhores índices técnicos
Créditos: FAN

Fonte: CBDA





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes