Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo ou um ovo cozido, por exemplo.
O pão branco não é inimigo da alimentação, mas não seria recomendado comer pão todos os dias, porque é necessário variar a alimentação. Além disso, o pão branco não faz parte da maioria das dietas para emagrecer, se este for seu objetivo, porque é rico em carboidratos simples, que não promovem muito a saciedade e que ajudam no aumento do peso.
pão francês |
Opções saudáveis para substituir o pão:
1. Frutas
Assim como o pão, as frutas são alimentos fonte de carboidrato, mas normalmente são menos calóricas e têm mais nutrientes que favorecem o metabolismo e a saúde geral, como vitaminas, minerais e fibras.
O ideal é consumir apenas 01 porção de fruta por refeição, de preferência juntamente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e iogurtes. Uma boa combinação é fazer banana frita com ovo e queijo, podendo acrescentar tomate e orégano para dar mais sabor e usando azeite, manteiga ou óleo de coco na frigideira.
2. Pão de aveia de frigideira
O pão de aveia é mais rico em proteína que o pão convencional e dá mais saciedade por também conter fibras.
3. Tapioca
Assim como o pão, a tapioca é rica em carboidratos e deve-se ter moderação ao consumi-la, pois seu excesso pode acabar fazendo engordar. O recomendado para emagrecer é consumir apenas 01 tapioca por dia, que deve ser feito com no máximo 03 colheres de sopa de goma.
Por ser um alimento versátil, ela pode ser incluída em qualquer horário do dia e a melhor opção é recheá-la com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes ou frango.
Crepioca |
4. Crepioca
A crepioca é uma mistura de pão e omelete que vem sendo muito utilizada para ajudar na perda de peso, além de ser bastante simples e rápida de fazer.
O recheio também pode ser adicionado diretamente na massa antes de levar para frigideira, fazendo com que a crepioca saia como uma omelete ou pode ser acrescentado apenas no final, como um recheio de pão.
5. Cuscuz
O cuscuz ou massa de milho é um prato típico do Nordeste brasileiro, sendo muito fácil de preparar e versátil. Ele é naturalmente livre de glúten, dá uma grande saciedade e combina muito bem com todos os tipo de recheio, como carnes, ovos, frango, carne seca e queijos assados.
Cerca de 06 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 02 fatias de pão de forma.
6. Iogurte natural com aveia
Trocar o pão por iogurte natural com aveia ajuda a trazer mais fibras para a refeição, aumentar a sensação de saciedade e ainda fornecer proteínas e cálcio para o organismo.
Além disso, o iogurte natural é rico em bactérias benéficas para o intestino, sendo importante para repor a flora intestinal, enquanto a aveia é rica em inulina, um tipo de fibra que funciona como alimento para as bactérias intestinal benéficas para a saúde do organismo.
7. Omelete
Usar omeletes como opção no café da manhã ou no jantar é uma ótima opção para reduzir o consumo de carboidratos e ajudar a emagrecer. Além disso, os ovos recheados com carne, frango ou legumes do omelete formam uma combinação rica em proteínas que prolongam a sensação de saciedade após a refeição.
Caso seja necessário, deve-se preferir adicionar aveia ou farinha de linhaça em pequenas quantidades na massa no omelete, assim ele fica mais rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e afastam a fome.
Omelete |
Fonte: Tua Saúde
Amei as receitas! Sou adepta de uma alimentação mais saudável e adoro achar receitas novas e fáceis.
ResponderExcluirMe baseio muito nessa dica aqui pra variar o meu cardápio no dia-a-dia e não desistir da dieta: https://bit.ly/3m5QkT9