Um nadador precisa de força muscular para ter mais impulsão, potência e ser mais rápido. No entanto, qual desses trabalhos musculares é mais importante para aumentar a eficiência energética e diminuir os tempos na água? A resposta é: as duas!
Pensando na preparação física do nado, o ganho de potência é o mais indicado, pois trabalha força e velocidade ao mesmo tempo. Essa simultaneidade prepara a musculatura para manter a intensidade, sem perder o ritmo, durante toda a atividade.
Em compensação, o ganho de força faz o corpo recrutar mais fibras musculares para desempenhar um trabalho, aumentando seu ritmo. Assim, o número de braçadas também diminui e, consequentemente, o gasto de energia, que será direcionada para o aumento da velocidade. Com isso, a agilidade também aumenta.
Isso também não quer dizer que um bom nadador deve ter os músculos dos membros superiores hipertrofiados, pois seu principal objetivo é performance, e não a estética. Portanto, a busca do nadador pelo ganho de força deve ser em função da melhora do rendimento.
Fonte: Ativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário