O que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

O que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo?

Compartilhe
Você é apaixonado por ovos? Então, em mais de uma ocasião você deve ter-se perguntado o que é mais benéfico: se a clara ou a gema do ovo. Especialistas nos dizem que, em geral, consumir o ovo inteiro é muito saudável. No entanto, cada parte dele tem componentes específicos, como aponta este estudo, que convidamos você a descobrir.


Os ovos são uma parte essencial da nossa dieta, uma alta fonte de nutrientes que vale a pena incluir em nossos pratos. Você não precisa se preocupar com o falso mito de seu alto nível de colesterol. Os ácidos graxos insaturados predominam neles, ideais para cuidar do nosso sistema cardiovascular.

Benefícios da clara de ovo
Tem muita gente que chega a separar uma parte da outra achando que assim cuidam melhor do colesterol. A clara é considerada a parte mais saudável do ovo. Vejamos, então, quais são todos os seus benefícios:
  • As claras de ovo não têm nenhuma gordura. Elas têm muito poucas calorias, o que os torna um alimento muito saudável. O maior risco aparece quando consumimos, por exemplo, um ovo frito, já que o óleo contém aquela gordura tão perigosa para a nossa saúde [a não ser que use azeite que é outro ingrediente super saudável].
  • São ricas em vitaminas do complexo B.
  • As claras têm menos calorias do que as gemas.
  • Elas geralmente são muito adequados para perder peso. Muitas pessoas as consomem sozinhas no café da manhã porque têm a virtude de fornecer proteínas, vitaminas e, além disso, são saciantes. Não recomendamos de forma alguma consumir “apenas” clara de ovo no café da manhã. É melhor se você as combina com outros alimentos. Uma tigela de aveia, um smoothie de frutas…
  • As claras de ovo são usadas para muitos remédios de beleza: atuam como excelentes reafirmantes da pele, amaciantes e também tratam qualquer tipo de irritação.
  • A clara de ovo também possui um tipo de peptídeo que nos permite reduzir a pressão arterial.


Benefícios da gema de ovo
Embora ainda tenhamos dúvidas se a clara ou a gema é melhor, agora que sabemos um pouco mais sobre os benefícios da clara, vamos ver o que a gema pode fazer por nós.

  • A gema do ovo tem mais proteína do que a clara.
  • A gema é rica em gordura. Seu conteúdo é de cerca de 4 gramas de gordura por ovo, dos quais apenas 1,5 são saturados. Ou seja, gorduras negativas. O resto são gorduras insaturadas e são muito benéficas para o corpo. Seu nível de colesterol é muito baixo e, portanto, inofensivo para pessoas saudáveis. Se você tende a ter colesterol alto, pode restringir um pouco seu consumo, mas não precisa eliminá-la, pois seu índice de proteína é muito benéfico.
  • A gema de ovo é uma poderosa fonte de vitaminas e minerais. É rica em ferro, fósforo, potássio e magnésio. Quanto às vitaminas, você encontrará o seguinte: vitamina A, E, D, B9 (ácido fólico), B12, B6, B2 e B1. Também não se deve esquecer que é um dos poucos alimentos ricos em vitamina D.
  • Outro fato sobre a gema do ovo que não devemos ignorar: ela possui uma substância chamada colina. Você sabe para que serve? Para a saúde do cérebro, para a nossa memória e para combater doenças como Alzheimer ou demências. Fabulosa, sem dúvida.
  • A gema do ovo é muito rica em lecitina. O que esse elemento faz é se ligar ao colesterol para evitar que ele seja completamente absorvido pelo nosso organismo. A lecitina é uma parte essencial para nutrir e cuidar da nossa medula óssea, cérebro, fígado, coração e sistema nervoso. Cuida da saúde do nosso coração e, além disso, nos permite melhorar a memória e a concentração.
  • Há muitas pessoas que costumam consumir a gema de ovo crua, ou combinada com shakes, para obter todas as suas proteínas. É um erro. Consumir as gemas cruas pode nos fazer sofrer de doenças como a salmonelose. Você deve saber que sempre será melhor consumir as gemas cozidas, pois as propriedades permanecerão as mesmas e evitaremos problemas.


Para concluir, o que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo?
Ambas as partes são saudáveis. A clara é isenta de gordura e a gema, por sua vez, embora tenha um pequeno teor de gordura saturada, é muito rica em proteínas.

Nossa recomendação é que você coma ovos inteiros e orgânicos. Juntamente com uma dieta variada e equilibrada, você desfrutará de uma boa saúde. A clara e gema do ovo são benéficas igualmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes