- As claras de ovo não têm nenhuma gordura. Elas têm muito poucas calorias, o que os torna um alimento muito saudável. O maior risco aparece quando consumimos, por exemplo, um ovo frito, já que o óleo contém aquela gordura tão perigosa para a nossa saúde [a não ser que use azeite que é outro ingrediente super saudável].
- São ricas em vitaminas do complexo B.
- As claras têm menos calorias do que as gemas.
- Elas geralmente são muito adequados para perder peso. Muitas pessoas as consomem sozinhas no café da manhã porque têm a virtude de fornecer proteínas, vitaminas e, além disso, são saciantes. Não recomendamos de forma alguma consumir “apenas” clara de ovo no café da manhã. É melhor se você as combina com outros alimentos. Uma tigela de aveia, um smoothie de frutas…
- As claras de ovo são usadas para muitos remédios de beleza: atuam como excelentes reafirmantes da pele, amaciantes e também tratam qualquer tipo de irritação.
- A clara de ovo também possui um tipo de peptídeo que nos permite reduzir a pressão arterial.
- A gema do ovo tem mais proteína do que a clara.
- A gema é rica em gordura. Seu conteúdo é de cerca de 4 gramas de gordura por ovo, dos quais apenas 1,5 são saturados. Ou seja, gorduras negativas. O resto são gorduras insaturadas e são muito benéficas para o corpo. Seu nível de colesterol é muito baixo e, portanto, inofensivo para pessoas saudáveis. Se você tende a ter colesterol alto, pode restringir um pouco seu consumo, mas não precisa eliminá-la, pois seu índice de proteína é muito benéfico.
- A gema de ovo é uma poderosa fonte de vitaminas e minerais. É rica em ferro, fósforo, potássio e magnésio. Quanto às vitaminas, você encontrará o seguinte: vitamina A, E, D, B9 (ácido fólico), B12, B6, B2 e B1. Também não se deve esquecer que é um dos poucos alimentos ricos em vitamina D.
- Outro fato sobre a gema do ovo que não devemos ignorar: ela possui uma substância chamada colina. Você sabe para que serve? Para a saúde do cérebro, para a nossa memória e para combater doenças como Alzheimer ou demências. Fabulosa, sem dúvida.
- A gema do ovo é muito rica em lecitina. O que esse elemento faz é se ligar ao colesterol para evitar que ele seja completamente absorvido pelo nosso organismo. A lecitina é uma parte essencial para nutrir e cuidar da nossa medula óssea, cérebro, fígado, coração e sistema nervoso. Cuida da saúde do nosso coração e, além disso, nos permite melhorar a memória e a concentração.
- Há muitas pessoas que costumam consumir a gema de ovo crua, ou combinada com shakes, para obter todas as suas proteínas. É um erro. Consumir as gemas cruas pode nos fazer sofrer de doenças como a salmonelose. Você deve saber que sempre será melhor consumir as gemas cozidas, pois as propriedades permanecerão as mesmas e evitaremos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário