Diversas situações acontecem por força maior, que acabam provocando o afastamento das piscinas. Uma lesão, estudos de recuperação, concursos, trabalhos, viagens profissionais... Enfim, voltar aos treinos pode não ser algo atrativo, quando a inércia determina um estado de morbidez.
É normal voltar aos treinos meio "enferrujado", como dizemos na gíria. Por isso, antes de cair na água, é necessário procurar um profissional especializado em natação, e isso também é válido para quem nada em águas abertas. Considere treinamento diferente de "nadar por prazer", quando apenas relaxamos ou nos divertimos com brincadeiras na piscina, na lagoa, no rio ou no mar. Mas um profissional para treinamento deve ser capaz de analisar e aprimorar sua técnica e sua capacidade aeróbia de reação, além de diversas outros detalhes que fazem da natação o melhor esporte do mundo.
"A partir do momento que você consegue a técnica correta, outros benefícios são gerados, como o ganho de força, a melhoria da parte respiratória e do condicionamento físico", explica o prof. Rodrigo Triviño em especial ao site ativo.com.
No início, é recomendável realizar um trabalho leve e de fortalecimento progressivo, para prevenir lesões, com especial emprego dos alongamentos e educativos. Não pule etapas, por mais que o ritmo de treinamento de sua equipe esteja degraus à sua frente.
"A ideia é não pular etapas. Além da natação, existe uma série de exercícios funcionais que são fáceis de fazer e irão ajudar nesse processo. Essa dica é ainda mais importante para aqueles que possuem um histórico de lesões", conta Triviño.
Cuidado com excessos
É comum voltar aos treinos com apetite para nadar todos os estilos e usar todos os equipamentos. Cuidado! Excesso não é recomendado para nenhuma atividade física, mesmo a natação. Ainda que pareça bom pra você, isso não vai te acrescentar nada, por mais que haja uma competição a menos de 02 semanas e você afastado, não havia treinado pra ela.
Pode ser meio chato e até entristecer em alguns casos, mas é muito raro você atingir os mesmos resultados de quando treinava regularmente. Ter paciência não é só uma virtude, como é muito importante para você se estimular gradativamente no esporte.
"Nem sempre o corpo do atleta volta estimulado como antes. É um trabalho a longo prazo para ter uma vida longa na natação", finaliza o prof. Triviño.
Nenhum comentário:
Postar um comentário