Priorizar é a chave para ter saúde e bem-estar 1/2 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Priorizar é a chave para ter saúde e bem-estar 1/2

Compartilhe
Saber quais são suas prioridades vai muito além de saber como gerir seu tempo de forma eficaz. Aprender a priorizar significa organizar a própria vida, ter claros os seus valores, lembrar o que é mais importante e que é melhor postergar algumas coisas ou inclusive deixá-las pra lá. Nossas prioridades devem estar sempre em sintonia com nossos objetivos.


Cabe dizer que apesar da quantidade de recursos que temos disponíveis para aprender sobre nossas prioridades, esta segue sendo uma área pendente de resolução para muitas pessoas. Geralmente, o ser humano tende a se perder nas tempestades das tarefas cotidianas. Além disso, nos dias de hoje, há também a estimulação exagerada das tecnologias, que é constante e dificulta ainda mais a meta de priorizar. Recebemos demandas constantes de informação, e nossa atenção, como um músculo pouco treinado, deixa-se levar sem lembrar quais são seus reais objetivos, qual é o seu propósito.

A necessidade de ter claras as prioridades vai além da mera meta de produtividade pessoal. Estamos diante de uma habilidade que envolve muitos níveis de nossas vidas, uma habilidade transversal que impacta cada âmbito pessoal. Porque quem sabe e tem sempre em mente o que é verdadeiramente importante caminha melhor em todos os seus trajetos, como quem sabe onde vai: nos estudos, nos treinos, nas relações pessoais, no trabalho e até no desenvolvimento emocional.


Aprender a priorizar, essa eterna conta a pagar

Por que é tão difícil para alguns de nós aprender a priorizar? A resposta é simples: porque vivemos ocupados demais. Nossa mente anda muito mais rápido do que a vida física externa permite. A mente se sente superada, pressionada, para trás. Queremos dar conta de tudo, satisfazer todo mundo, resolver tudo. Desse modo, quando fechamos os olhos na hora de dormir o fazemos com a incômoda sensação de que o dia seguinte já nos espera com uma enorme lista de tarefas pendentes na mão.

Quando essa situação se intensifica, a ansiedade e o estresse tomam o controle. E quando isso ocorre, tudo sai do lugar e se descontrola até culminar em uma confusão completa que nos impede de ver os objetivos propostos. Aprender a priorizar implica, acima de toda essa situação, minimizar. Devemos aprender a economizar esforços para orientá-los para objetivos definidos. As tarefas menos importantes podem ser feitas sem tanto perfeccionismo. As não importantes podem ser eliminadas. E isso só pode ser alcançado através de uma mente relaxada que deve concentrar sua atenção no que é realmente importante.

Tudo isso nos leva, por sua vez, a uma conclusão muito concreta. Tornar-se um bom gestor do seu próprio tempo e de suas prioridades não é algo que se alcança através de uma simples ferramenta. Não podemos só confiar no uso da clássica lista de objetivos diários. Aprender a priorizar significa andar de mãos dadas com o seu próprio desenvolvimento pessoal. Implica trabalhar na construção de uma mente mais focada, capaz de identificar as oportunidades. Significa usar as emoções em benefício próprio, para potencializar a motivação.

Tudo isso requer algo essencial: uma boa dose de coragem e de habilidades assertivas. Elas nos permitem dizer o que nos convém em cada instante e o que é melhor deixar de lado.

Fonte: A mente é maravilhosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes