RN Master – um ano após a XXII Copa Brasil - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

RN Master – um ano após a XXII Copa Brasil

Compartilhe
Há um ano, no dia 07 de junho de 2015, uma equipe master com 19 atletas do RN foi a João Pessoa/PB e conseguiu inéditas 16 medalhas de ouro, além do troféu de equipe 3ª colocada na XXII Copa Brasil Master de Natação – 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Masters de Natação. O evento foi promovido e realizado pela ABMN em parceria com a FEAP, sob aval da CBDA. Sob coordenação do nadador e editor do blog, Franklin Rodrigues, a RN Master integrou objetivos alcançados com amizade e satisfação por praticar o melhor esporte do mundo: a natação.

Relembrar as 16 medalhas de ouro com o troféu de equipe 3ª colocada na competição seria nostálgico, se as experiências vividas num evento master não motivassem cada vez mais a natação potiguar. É no master que os atletas dão maiores exemplos de amor à natação, contando com qualidade de vida. Tanto a caçulinha da equipe Maria Clara (21 anos) quanto os dois vovôs, Paulo de Tarso (60 anos) e José Januário (63), levaram o RN ao lugar mais alto do pódio, numa demonstração de que idade não é o problema pra quem ama a natação. Assim, a equipe marcou história da natação potiguar ao destacar os 12 campeões brasileiros com 02 recordes na categoria pré-master batidos pela nadadora Maria Clara nos 50 m Borboleta e 200 m Medley.

Maria Clara (centro) bateu 02 recordes brasileiros
Ana Lúcia (dir) e Madalena (esq) também somaram conquistas para o RN


Os nadadores potiguares integraram
objetivos alcançados com amizade e companheirismo


Um ano depois, vemos que os potiguares continuam mostrando sua garra em eventos a nível nacional. Já conquistamos ouro no Rio de Janeiro com Paulo de Tarso, prata em Santa Catarina com George Fonseca e bronze no Rio de Janeiro com Paulo Castim e em São Paulo e Santa Catarina com Franklin Rodrigues e Edmundo Nesi. A pretexto de uma súbita dependência de patrocinadores ou de incentivos do Governo, atletas juntam recursos próprios, destacam-se em rankings nacionais, porém ainda não contam com a visibilidade e apoio das principais entidades de promoção da natação no RN, como as associações locais e as secretarias de esporte e de turismo.

Equipe RN Master durante a XXII Copa Brasil


Também durante a XXII Copa Brasil Master de Natação, Natal foi candidata à sede para uma das etapas do circuito brasileiro promovido pela ABMN. Em mais de 30 anos de existência da ABMN, nossas vizinhas Fortaleza/PB e João Pessoa/PB sediaram diversas etapas dentre copas e campeonatos brasileiros, mas Natal, não. Foi visível o interesse tanto dos atletas de outros Estados quanto dos potiguares para que essa cidade tão linda e aconchegante e que sabe muito bem receber seus turistas sedie um campeonato brasileiro master. Apesar da candidatura de Natal, as administrações locais não chegaram a um consenso, para de fato concretizar um brasileiro em nossas terras.

As piscinas da Vila Olímpica Parahyba foram palco
para consagração de diversos campeões e recordistas brasileiros


Mesmo havendo o comprometimento em divulgar a natação do Estado aqui no blog, o momento atual aponta para o clima olímpico em terras brasileiras. Mas isso não exime os masters de se motivarem e manterem os treinos em dia. Momentos de altos e baixos fazem parte da vida de qualquer nadador e de qualquer equipe, por isso é preciso continuar acreditando no potencial que o potiguar tem dentro de si.

Evento contou com a participação de mais de
340 nadadores em 33 equipes de norte a sul do Brasil


Acesse os links:


A visibilidade da natação potiguar e em especial os masters também depende do apoio de cada nadador, de cada técnico de equipe e de cada um que acessa e busca as informações aqui disponíveis. Pois, foi graças à integração dos nadadores, que a equipe RN Master conseguiu se destacar na Copa Brasil do ano passado e nesse apoio mútuo, somamos diversas conquistas individuais e coletivas. Ou seja, os frutos de um bom trabalho foram colhidos por aqueles que levam a sério aquele sinal da largada até a última braçada.

Franklin coordenou a equipe que trouxe para o RN
16 medalhas de ouro, além de 02 recordes brasileiros


Neste um ano de conquistas e para relembrar as emoções de várias provas disputadas pelos potiguares, agora estão disponíveis diversos vídeos no canal do YouTube da Natação Potiguar, na playlist XXII Copa Brasil Master de Natação. A produção e publicação de cada vídeo também é do coordenador da equipe RN Master, Franklin Rodrigues. Acesse já e confira:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes