Joana "Peixinha" Neves (+2024) é homenageada em espaço esportivo de Natal - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Joana "Peixinha" Neves (+2024) é homenageada em espaço esportivo de Natal

Compartilhe
A nadadora potiguar e campeã mundial paralímpica Joana Neves (+2024) foi homenageada pela Prefeitura de Natal com a titulação oficial do “Espaço Esportivo Joana Neves”. A localidade encontra-se na zona oeste de Natal como Centro Esportivo Comunitário e faz parte das ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Falecida em 2024
Joaninha "Peixinha" Neves havia falecido, aos 37 anos, no dia 18 de março de 2024. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória, quando estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando na época.


Histórico
Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio nasceu em Natal com acondroplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar por recomendação médica, gostou do esporte e acabou virando uma das principais representantes do Brasil nas piscinas.

No último Mundial que disputou, em 2022, conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Na carreira, ao todo, foram 15 pódios em Mundiais, entre 2013 e 2022. Como nadadora paraolímpica, Joana conquistou cinco medalhas nas Paraolimpíadas: bronze em Londres 2012, duas pratas e um bronze em Rio 2016 e um bronze em Tóquio 2020.


Primeiro Centro Esportivo Comunitário do país
De autoria do vereador João Batista Torres (DC), o projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Natal (CMN) no dia 28 de agosto deste ano.
Denominar um espaço esportivo com seu nome é garantir a preservação de sua memória e de seu legado, além de promover a valorização do esporte paralímpico e da inclusão”, justificou o parlamentar no texto da matéria.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Estado, inaugurou, no dia 9 de setembro, o primeiro Centro Esportivo Comunitário do país, localizado na Rua Francisco Matheus Mendes, no bairro Planalto. O projeto, pioneiro no Brasil, faz parte das ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Planejado pelos técnicos da Prefeitura com participação da SEL e da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), o centro foi executado com recursos municipais e federais. Iniciada em 2024, a obra foi concluída este ano e oferece à comunidade quadras poliesportivas, campo de futebol society, meia quadra de basquete, áreas de lazer e atividades voltadas para todas as idades.

Fonte: Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes