06 dicas para melhorar a posição corporal na natação em águas abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

06 dicas para melhorar a posição corporal na natação em águas abertas

Compartilhe
Você que curte provas de natação em alto mar, numa lagoa, rio ou açude: Fique atento às dicas para um melhor rendimento e desempenho em provas de Águas Abertas.

1. Respirar bem rente à água
O ideal é tirar um olho da água e meia boca (cabeça bem deitada na horizontal). Quando levanta muito a cabeça, a tendência é o corpo afundar, causando mais arrasto na água.


2. Posição da cabeça
A cabeça no nado em águas abertas tem que ser neutra, normalmente olhando para baixo, semelhante à postura em piscina. Em alguns momentos, seu olhar vai ficar na diagonal, por conta dos outros nadadores. Isso é natural pelos movimentos em si. Concentre-se numa posição da cabeça que proporcione maior eficiência dos demais movimentos corporais do nado.


3. Relaxar o corpo
Corpo tenso e com técnica de nado errada faz com que o corpo afunde, tendo arrasto durante o nado e desperdício de energia. Isso é facilmente observável na piscina, ou seja, se na piscina você tem técnica de nado desencaixada ou desequilibrada em relação ao "stream line", com certeza esse tipo de movimento irá se repetir em águas abertas. Portanto, nade naturalmente com o corpo relaxado.


4. Pernada correta
Pernada tensa ou com técnica errada ("tesourada") faz com que o quadril afunde e atrapalhe a pegada do movimento. Comece o movimento pelo quadril, sem flexionar o joelho e mantenha o tornozelo relaxado e estendido. Aos poucos, repita isso até se tornar natural.


5. Braçada com técnica correta
Braçada toda reta faz com que aumente a resistência e afunde o corpo na respiração, principalmente na parte do tórax. Faça toda a técnica correta em relação às alavancas para as puxadas das braçadas  com pegadas eficientes.


6. Navegação correta
Mire em linha reta e siga com ciclos de braçadas preferencialmente laterais, na medida do possível empregando uma frequência de 3 ou 5 braçadas para cada lado. Isso poderá proporcionar equilíbrio na orientação de seu trajeto. Apenas tirar os olhos e fazer uma respiração frontal quando necessário para se certificar de seu alinhamento. Se tiver alguma dificuldade, pode até tirar um pouco mais, porém não exagerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Últimos eventos do ano